PIS/PASEP: O que fazer se perdeu o prazo para saque de cotas?

O prazo para sacar o dinheiro considerado esquecido do PIS (Programa de Integração Social) e do PASEP (Programa de Formação do Servidor Público) acabou no último sábado (5). Sendo assim, aqueles que perderam o prazo ainda possuem cinco anos para realizar uma nova solicitação à União, através de recursos administrativos.

No entanto, essas regras ainda não foram estabelecidas, e devem ser divulgadas através de uma portaria pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 10 milhões de brasileiros possuíam recursos a serem retirados referentes ao PIS/PASEP. Sendo assim, os valores disponíveis totalizavam R$ 25,4 bilhões.

O dinheiro que não foi sacado dentro do prazo deve ser transferido para o Tesouro Nacional até o dia 20 de agosto. Confira a seguir como pode ser feita a consulta aos valores do PIS/PASEP, através do aplicativo do FGTS.

Como realizar a consulta ao PIS/PASEP?

Confira a seguir o passo a passo simples para realizar consulta aos valores do PIS/PASEP:

  • Primeiro, abra o aplicativo do FGTS disponível para Android e iOS;
  • Na página inicial, selecione a opção “Cadastre-se”;
  • Em seguida, preencha todos os dados que serão solicitados, como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha de acesso;
  • Selecione a mensagem “Você possui saque disponível”;
  • Agora, clique na opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”. É importante destacar que essa opção não estará disponível para os trabalhadores que não fazem parte do grupo.
PIS/PASEP: O que fazer se perdeu o prazo para saque de cotas?
PIS/PASEP: O que fazer se perdeu o prazo para saque de cotas? Imagem: Getty Images.

Lembrando que, no caso do trabalhador ter falecido, o parente beneficiário pode buscar os recursos através do aplicativo do FGTS. Para isso, basta selecionar a opção “Meus saques” e, em seguida, “Outras situações de Saque”. Por fim, clique na opção “PIS/PASEP- Falecimento do Trabalhador”.

Caso surjam dúvidas, o trabalhador pode acessar o App FGTS ou ligar para o telefone 4004-0104, destinado para capitais e regiões metropolitanas. Caso se encontre em demais regiões, o número é 0800 104 0104.

O que são as cotas?

As chamadas cotas são os recursos disponíveis para trabalhadores PIS/PASEP que trabalharam com carteira assinada no período entre 1971 e 1988. O trabalhador pode ter trabalhado tanto na iniciativa privada (PIS) ou como servidor público (PASEP).

O PIS/PASEP, para quem não conhece, são dois dos mais importantes programas de contribuição social do Brasil. Sendo assim, eles foram criados para financiar benefícios a empregados e outros programas de seguridade social no país. A principal diferença é com relação ao tipo de trabalhador, do setor privado ou servidor público, sendo que a Caixa Econômica Federal paga os valores.

O PIS/PASEP conta todos os anos com um abono salarial, no entanto, o saque integral do saldo de cotas de titulares de conta individual funciona de maneira diferente, e foi liberado em 2019. Lembrando que em 2020 o fundo do PIS/PASEP foi extinto, com o patrimônio sendo transferido para o FGTS, mantendo as contas individuais

Para os trabalhadores que já morreram, o saldo do PIS/PASEP pode ser retirado pelo herdeiro comprovado. Como dito, isso pode ser feito de maneira totalmente digital, através do aplicativo do FGTS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.