PIS/Pasep entra na reta final de pagamentos do abono salarial de até R$1.212

Está chegando ao fim. Os pagamentos do abono salarial PIS/PASEP referente ao ano-base do ano de 2020 estão com os dias contados. Acontece que os pagamentos, que se iniciaram no dia 08 de fevereiro, seguirão sendo pagos até esta quinta-feira, 31 de março.

O valor do abono salarial PIS/PASEP de 2022 está fixado em R$1.212. O benefício é pago de maneira proporcional a quantidade de meses trabalhados. Sendo assim, quem trabalhou menos do que um ano em 2020, não receberá o valor cheio de um salário mínimo. Para receber o o salário mínimo, é necessário que o trabalhador tenha exercido 12 meses seguidos em 2020.

Até a próxima quinta-feira, 31 de março, o Governo irá liberar somente mais dois novos pagamentos, sendo que ambos relacionados ao PIS. As liberações acontecerão no dia 29 para os nascidos em novembro e no dia 31 para os que nasceram em dezembro.

Os pagamentos referente ao PASEP já foram concluídos na última quinta-feira (24) com a liberação dos valores para servidores públicos com final de inscrição 9.

Sendo assim, na próxima semana somente serão efetuados os pagamentos do PIS, benefício para os trabalhadores da iniciativa privada.

Quem vai receber o abono salarial PIS/Pasep em 2022?

Para receber o abono salarial PIS/PASEP em 2022, mas com o ano-base de 2020, o trabalhador deverá ter exercido por pelo menos 30 dias de trabalho em 2020 e também ter trabalhado com carteira assinada no mesmo ano.

Ademais, é importante que o trabalhador esteja inscrito no PIS-PASEP há no mínimo 5 anos, tenha recebido, em média, até dois salários mínimos mensais em 2020 e também tenha os seus dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

É importante salientar que não possuem direito ao abono os empregados domésticos, trabalhadores rurais empregados por pessoa física, trabalhadores urbanos empregados por pessoa física e também os trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Como saber se tenho direito ao abono salarial?

Para o PIS (trabalhador de empresa privada):

  • No Aplicativo Caixa Trabalhador;
  • No site da caixa;
  • Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Para o Pasep (servidor público):

  • Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades);
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Como encontrar seu número PIS

Para fazer a consulta do valor a ser recebido, você deverá ter em mãos seu número PIS. Se você não sabe qual é o seu número, é possível consultar no portal Meu INSS. O primeiro passo, ao entrar no site, é logar com sua conta gov.br.

Ao logar, você só precisará abrir a página de “Meu Cadastro.” Ela contém todas as suas informações associadas ao sistema gov.br, o que inclui seu número PIS. É um processo muito fácil e que permite que você possa se consultar com seu banco.

O começo do pagamento do abono aconteceu em fevereiro e se estende até o fim de março, com os trabalhadores recebendo em ordem, a partir de suas datas de nascimento, até que a lista conclua com os nascidos em dezembro.

Deve-se ter clareza de que o começo do processo de pagamento não significa que esse pagamento será feito de forma imediata. O governo federal tem até o dia 29 de dezembro para concluir todos os pagamentos equivalentes a 2020.

Para mais informações, é possível ligar para o número 158, e ter acesso ao Alô Trabalhador, que responde dúvidas sobre o abono salarial e outras questões pertinentes aos trabalhadores brasileiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.