PIS 2022: Saiba como consultar o número do PIS sem sair de casa

Qualquer trabalhador pode consultar o número do seu PIS, sem precisar sair de casa. Veja opções de verificação

Você já ouviu falar do Programa de Interação Social (PIS)? Para algumas pessoas, a sigla é muito familiar, mas para outras, o conceito é completamente desconhecido. Como não se trata de um registro usado o tempo inteiro, muita gente acaba esquecendo a sua função, e também como encontrá-lo em um momento de emergência.

O PIS é uma ferramenta importante para que o trabalhador consiga receber alguns benefícios em dinheiro, como o abono salarial, por exemplo. Além disso, ele também pode ser vital naquele momento em que o cidadão precisa realizar uma consulta. Normalmente, a numeração está escrita em documentos trabalhistas do indivíduo.

Mas mesmo considerando que ele perca os documentos, não há com o que se preocupar. Existem várias opções para que o cidadão consulte a sua numeração sem sair de casa. Uma das alternativas, por exemplo, é ligar para o telefone do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 135. Também é possível fazer a consulta pelo número da Caixa: 0800-7260207.

Também há algumas opções de consulta pela internet. O cidadão pode acessar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Basta clicar nas opções “Cidadão”, seguir para “Inscrição”, “Filiado”, preencher os seus dados pessoais e “Continuar”. Há, ainda, opção de verificação nos sites da Caixa Econômica Federal e do Meu INSS.

Para as pessoas que optarem, também é possível saber o número do PIS através do sistema de aplicativos. A consulta é possível nos apps da Carteira de Trabalho Digital, do FGTS, do Caixa Trabalhador e também do Caixa Tem. São opções que podem ser interessantes para cidadãos que já possuem algum desses programas instalados no celular.

Abono Pis/Pasep

Os pagamentos do abono salarial Pis/Pasep deste ano de 2022 começaram no início deste ano. Os trabalhadores da iniciativa privada começaram a receber no dia 8 de janeiro, e os servidores públicos no dia 15 de fevereiro.

Os pagamentos de 2022, se referiram ao ano base de 2020, e os trabalhadores ainda podem sacar o dinheiro. A previsão é de que o prazo de movimentação chegue ao fim apenas no próximo dia 29 de dezembro.

O abono salarial é pago para os trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos por mês com carteira assinada. É preciso ter atuado por um período de, ao menos, 30 dias, do ano-base que serve como referência.

Além disso, também é preciso ter uma inscrição no sistema Pis/Pasep há, pelo menos, cinco anos e contar com o dado atualizado pelo empregador na chamada Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Dúvidas sobre o abono

O trabalhador que possui alguma dúvida específica sobre o abono salarial de 2022, pode entrar em contato com número 158. Há ainda a opção de tirar dúvidas através do sistema da Carteira Nacional de Trabalho Digital.

Vale lembrar que o PIS é um sistema referente aos trabalhadores da iniciativa privada, e o dinheiro é depositado em uma conta da Caixa Econômica Federal. O Pasep se refere aos servidores públicos e os pagamentos são feitos em uma conta do Banco do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.