Pilares da Gestão de Materiais

Pilares da gestão de materiais e os fluxos dos processos da empresa

Os pilares de uma gestão de materiais completa, porquanto só se dá por geridos os materiais quando os fluxos entre essas áreas (compras, estoque, logística e distribuição) funcionam de forma direcionada e alinhada.

A gestão de compras é um ponto importante para uma empresa. Visto que é uma necessidade implícita à rotina de qualquer negócio.

Compra e insumos e rotina otimizada

A compra de insumos, matéria-prima e materiais diversos é uma necessidade inerente.

Haja vista que todos esses materiais são decisivos para que a empresa se mantenha em funcionamento, já que amparam as demandas da rotina, implicando diretamente nas atividades.

Porém, a organização inerente ao setor de compras diz respeito sobre mais do que comprar, é necessário planejar como e quando essas aquisições são feitas.

Gestão de compra e rotina controlada

Sendo assim, a gestão da empresa deve estabelecer uma rotina de controle sobre o consumo dos insumos e materiais.

Bem como, é necessário detectar o momento certo de refazer o pedido de determinado material, viabilizando a produção. Uma vez a produção não deve ficar parada.

Planejamento orçamentário e gestão do capital de giro

Entretanto, o planejamento orçamentário não é menos importante. Ao passo que o planejamento financeiro deve englobar a gestão do capital de giro, bem como o fluxo das finanças da empresa.

Dessa maneira a empresa controla o consumo de material, ao passo que novos pedidos podem ser feitos sem comprometer a produção, pedidos e entregas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.