Picanha mais barata? Santander prevê queda no preço da carne no Brasil

De acordo com projeção do Santander, preço da carne bovina pode seguir caindo no Brasil nos próximos meses

Prepare o churrasco. Se uma projeção do banco Santander se confirmar, o preço da carne bovina no Brasil vai cair bastante nos próximos meses, e deverá seguir em queda até o final do ano. O estudo indica que é provável que o preço do item volte até mesmo ao patamar que era registrado no período pré-pandemia.

O estudo indica que a deflação na carne no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) tem espaço para atingir a até 4% em dezembro deste ano. Contudo, o cenário só vai se confirmar se os frigoríficos repassarem a provável queda aos consumidores. Caso contrário, não existirão muitas alterações.

“Picanha e cervejinha”

O barateamento do preço da carne vermelha no Brasil foi um dos motes da campanha do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do ano passado. Até mesmo por esse motivo, é possível que muitas pessoas creditem ao petista a provável queda no preço do item no Brasil nos próximos meses.

Contudo, a maioria dos especialistas afirma que a queda não tem necessariamente relação com alguma ação do Governo Federal. A redução no preço tem mais relação com o chamado Ciclo do Gado. Trata-se de um esquema que ocorre quando a oferta do gado mais gordo aumenta, fazendo com que a oferta de outras categorias, como o gado magro, bezerros e barragens também aumente.

Diante da pressão econômica, os criadores acabam vendendo mais vacas para o abate, fazendo com que os preços para o consumidor final sejam reduzidos ainda mais. No caso atual, o Santander estima que a oferta de carne no país será tão elevada que a arroba deverá chegar a um preço de R$ 240 no final deste ano. Trata-se do menor valor desde junho de 2019, ou seja, desde antes da pandemia.

O que pode dar errado?

Por outro lado, a projeção do Santander também aponta que ainda não é hora para o consumidor comemorar a queda nos preços. Como dito, é possível que os frigoríficos não repassem o barateamento para o consumidor final.

Isso aconteceria porque alguns donos podem considerar que será necessário manter os preços elevados para recompor as perdas que foram registradas nos últimos anos. Na prática, o consumidor poderia sentir pouca ou nenhuma diferença com este sistema.

Preços da carne já estão caindo

Os dados mais recentes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) revelam que o preço da carne bovina acumula queda de 2,7% nos três primeiros meses deste ano de 2023. Apesar da queda, ainda não há uma compensação para as últimas altas.

Nos últimos anos, os preços da carne bovina aumentaram várias vezes no Brasil, fazendo com que vários brasileiros tivessem que deixar de comprar o item. Agora, as reduções estão ocorrendo, mas o fato é que várias pessoas ainda não conseguem encaixar estes valores dentro da sua feira.

Estima-se que nos últimos quatro anos o preço tenha disparado mais de 70%. Voltar ao patamar pré-pandemia é o grande desafio do ano não apenas para este setor, mas para o Governo Federal, que fez promessas de barateamento do item.

Redução nos preços

O Governo está concentrando esforços no barateamento de uma série de produtos importantes para os brasileiros. Na última semana, por exemplo, a Petrobras anunciou oficialmente a redução nos preços da gasolina, do etanol e também do gás de cozinha de 13 quilos.

Contudo, parte da oposição no Congresso Nacional vem criticando estas medidas ao afirmar que a liberação da redução dos preços pode ter um caráter artificial. Segundo os críticos, a conta por estas reduções poderá chegar em um futuro próximo. O Governo rebate a acusação e diz que as alterações obedecem a um caráter técnico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.