Pesquisa aponta receio dos jovens que home office atrapalhe o desenvolvimento da carreira

Pesquisa divulgada pelo LinkedIn, rede social voltada para relacionamentos profissionais, aponta que os jovens brasileiros temem os impactos do período de home office imposto pela pandemia da covid-19 na carreira. O estudo mostra a visão dos brasileiros sobre o futuro do trabalho.  

Intitulada “Futuro do Trabalho”, a pesquisa foi feita com mil jovens que trabalhavam no escritório antes da pandemia e que passaram a trabalhar em esquema de home office, exercendo suas funções de casa por conta dos protocolos de saúde e segurança impostos pelo contexto da pandemia.

De acordo com os dados do levantamento, 70% dos profissionais da Geração Z (jovens de 16 a 24 anos) acreditam que trabalhar remotamente pode impactar negativamente o crescimento de carreira. O principal motivo apontado pelos jovens é a falta de contato presencial com profissionais mais velhos no mercado, com mais experiência. 

Por outro lado, 38% dos jovens nessa faixa etária afirmaram que preferem o modelo híbrido de trabalho. Outros 27% afirmam preferir trabalhar unicamente em home office, sem necessidade de cumprir horas na empresa.

Os dados revelam ainda que 72% dos jovens acreditam que a pandemia prejudicou o desenvolvimento de habilidades comportamentais necessárias na carreira profissional. Nesse sentido, os entrevistados acreditam que as soft skills mais importantes e que justificariam a volta ao trabalho presencial são: comunicação (62%); inteligência emocional (48%); aprendizado contínuo (30%); resolução de problemas (30%) e adaptabilidade (28%).

Vacinação 

A maioria dos jovens ouvidos consideram importante que as empresas exijam a comprovação da vacina contra a covid-19 para a retomada do trabalho presencial. Nesse sentido, 87% dos jovens são a favor da obrigatoriedade da imunização e 86% acreditam que é essencial manter as medidas de segurança contra a covid-19 no ambiente de trabalho. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também IFSP abre período de inscrição do Vestibular via notas do Enem para ingressos em 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.