Pesquisa aponta que estudantes estão preocupados com o mercado de trabalho

Pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) aponta que estudantes brasileiros estão preocupados com o mercado de trabalho. O levantamento mostra que 91% dos estudantes do ensino médio têm interesse em cursar ensino superior e 84% têm interesse na educação profissional.

Ao todo, a pesquisa ouviu 2 mil estudantes do ensino médio. Do total, mil alunos são de escolas da rede pública de São Paulo e do Mato Grosso do Sul e da rede Sesi, que já estão cursando o currículo do novo ensino médio, enquanto outros mil estudam com o currículo tradicional.

Alunos no novo ensino médio estão mais satisfeitos

Os estudantes do novo ensino médio estão mais satisfeitos com o modelo de ensino e se sentem mais otimistas em relação ao futuro profissional, portanto estão menos preocupados com o mercado de trabalho. Do total, 73% acreditam no potencial de melhoria da qualificação profissional do novo modelo.

No entanto, os estudantes do ensino médio tradicional apontam a insatisfação com a metodologia de ensino como um motivo para deixar a escola.

Nesse sentido, o diretor-geral do Senai e diretor-superintendente do Sesi, Rafael Lucchesi, afirmou que os jovens inseridos no novo ensino médio mantêm uma melhor relação com a escola: 

“Eles têm um maior otimismo com o futuro profissional. Nos dois grupos de estudantes, sejam os que estão no ensino médio tradicional ou no novo ensino médio o desejo de cursar o itinerário técnico profissional é dominante para esses dois grupos, demonstrando claramente que os jovens têm uma preocupação significativa sobre alcançar o primeiro emprego e a sua inserção profissional”, afirmou.

De acordo com os resultados da pesquisa, a preocupação com o emprego é um dos principais pontos para os estudantes cogitarem abandonar os estudos.

Quanto ao mercado de trabalho, 35% dos alunos ouvidos acredita que empreender é mais atraente no Brasil. Além disso, 50% afirmou que ter emprego formal registrado em carteira é outro ponto relevante.

Confira mais detalhes no site do Senai

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também SC: Volta às aulas presenciais na rede estadual tem data prevista para 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.