Perigos de negociar consigo mesmo: Saiba quais são

Muitas pessoas podem não perceber, mas os perigos de negociar consigo mesmo atrapalham o desenvolvimento de qualquer indivíduo que esteja almejando mudanças e crescimentos. Afinal, ficar negociando o que fazer ou não fazer é algo que provoca a procrastinação e, em alguns casos, um cansaço mental.

Por isso, neste texto listamos alguns desses perigos com o intuito de alertar as pessoas sobre a importância de manter-se firme nos seus propósitos. Confira!

5 perigos de negociar consigo mesmo

Os perigos de negociar consigo mesmo são diversos e cada indivíduo pode vivê-los de uma forma diferente. Isso significa que o que elencamos a seguir não são regras. Afinal, cada história de vida tem as suas características, certo? Porém, quando começamos a negociar com nós mesmos, deixando nossas tarefas para depois, acabamos abrindo caminhos para outros problemas. Veja alguns deles:

1. Adia sonhos e resultados

“Será que eu devo começar a fazer isso hoje?”; “E se eu deixar essa tarefa para amanhã?”; “Nossa, estou tão cansado, acho que vou deixar isso para outra hora.”

Essas são apenas algumas frases que podem fazer com que você esteja negociando consigo mesmo e adiando os seus sonhos. Afinal, se você deixa de fazer algo hoje porque negociou consigo mesmo, significa que o resultado dessa atividade há de demorar ainda mais, concorda?

2. Fortalece hábitos ruins

Os hábitos ruins também podem ser fortalecidos com o costume de ficar negociando consigo mesmo. Pois pare e pense: quantas vezes nós consumimos alimentos nocivos à saúde porque pensamos que, naquele dia, “merecemos” algo melhor? Quantas vezes deixamos de praticar exercícios porque criamos para a nossa mente uma justificativa para isso? Pois é!

Ficar negociando pode abrir caminho para que hábitos ruins fiquem cada vez mais enraizados.

3. Diminui a autorresponsabilidade

Se você pensa “amanhã eu faço isso, porque hoje estou cansado”, automaticamente você pode estar diminuindo a sua autorresponsabilidade. É como se você criasse uma desculpa para si mesmo, apenas para não cumprir a tarefa ou a meta que havia prometido para si.

Porém, mesmo que tentemos fugir da autorresponsabilidade, ela ainda será nossa. Apenas ficará mascarada em nossas vidas, enquanto ficamos na zona de conforto causada pelos perigos de negociar consigo mesmo.

  • Adendo importante: É claro que, às vezes, o cansaço e a exaustão aparecem. Aqui, respeitar os próprios limites é fundamental. No entanto, o que estamos destacando é a procrastinação mascarada de negociação e desculpas.

4. Provoca um “vício” por procrastinar

A procrastinação pode se tornar um verdadeiro “vício”, podemos assim dizer. Afinal, a pessoa pode cair no erro de automaticamente procrastinar, sem nem se dar conta. Isso porque o hábito de negociar consigo mesmo se instaurou de uma forma relativamente profunda.

5. Gasta energia mental desnecessariamente

Por fim, negociar consigo mesmo gasta energia mental. E gasta uma energia que poderia ser aproveitada para concluir metas e objetivos!

Pois pare e pense: se você combinou com você mesmo que iria caminhar todos os dias, ao longo da semana, mas na hora de sair de casa começa a negociar e criar desculpas, a sua mente está usando energia para pensar nas justificativas. Assim, você precisa tomar uma decisão que já estava tomada!

E esse “gasto energético” poderia ser usado para, simplesmente, cumprir o que havia sido proposto. Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.