Decoração vintage na sala: conheça opções de como implementar

Saiba como deixar o ambiente neste estilo sofisticado

Não existe nada mais agradável do que mudar a decoração de nossa casa para deixar mais parecido com algum estilo que está em alta, não é mesmo? Então, pensando nisso, falaremos hoje sobre algumas opções de como implementar uma decoração vintage na sala.

Afinal, apesar de muita gente confundir esse estilo com o retrô, que é a releitura do passado para o presente, a decoração vintage é mais voltada para o clássico e para a alta qualidade. Portanto, enquanto os artigos usados no estilo retrô são mais atuais e remetem somente na aparência aos modelos antigos, o vintage usa peças originais do passado.

De qualquer maneira, os dois conceitos abrangem os estilos do passado que marcaram sua épocas, sobretudo entre os anos 1920 e 1930. E, então, quer conhecer opções de como implementar decoração vintage na sala? Portanto, acompanhe a seguir.

Aposte em tons pastéis para a decoração vintage

Um dos aspectos de uma decoração vintage na sala é o tom pastel usado para criar um ambiente com esse estilo. Portanto, seja para cobrir tetos, seja para pisos, seja para as paredes, aposte nessa tonalidade.

Bege ou cinza-claro são ótimas escolhas para implementar este tipo de decoração na sala. Pois, a neutralidade dessas cores faz com que os objetos como a mobília ganhem ainda mais destaque.

Assim, um piso que simula madeira ou parede de tijolinho aparente também se relaciona bem com uma decoração vintage. Afinal, os tons terrosos que esses materiais conferem, deixam o ambiente mais discreto.

Decoração vintage na sala: conheça opções de como implementar
Decoração vintage na sala: conheça opções de como implementar. Foto: Canva Pro

Use estampa floral na decoração vintage

Muito usadas em papéis de parede antigamente, as estampas florais tem uma presença forte em uma decoração vintage. Portanto, a boa notícia é que são fáceis de encontrar em quaisquer lojas.

Além disso, ainda existem pessoas que aproveitam a estampa floral para revestir a mobília e vasos também. Pois, isso traz ainda mais originalidade para uma decoração vintage, sobretudo para a sala.

Logo, o segredo aqui é saber escolher um local bem visível para que possa ganhar destaque com a estampa floral. Entretanto, outros tipos de desenhos também ficam bons com esse estilo. Por exemplo, padrões geométricos feitos a partir de linhas e traços suaves.

Para um ambiente ainda mais romântico em uma decoração vintage na sala, disponha alguns vasos com ramos de trigo ou folhagens pela casa. Além disso, invista em alguns arranjos de flores (podem ser artificiais) sobre garrafas de vidro.

Priorize a madeira para a mobília

Não existe uma decoração vintage na sala que seja mais convincente do que os móveis de madeira. Afinal, antigamente a tecnologia ainda não era avançada para que pudessem criar fibras que simulam esse material nobre.

Apesar de ter um custo mais alto, saiba que para uma boa decoração vintage na sala é preciso investir em móveis feitos com essa matéria-prima. Mas, caso não tenha condições financeiras para tal originalidade, não se preocupe. Pois, hoje em dia existem modelos em MDF ou MDP que simulam bem a aparência da madeira nobre.

Além do material, saiba que é importante escolher aqueles que possuem pontas arredondadas nos cantos. Ademais, modelos com pé em formato de palito, puxadores esculpidos, entre outros estilos que remetem ao passado.

Mas, caso seja uma das pessoas que herdam a mobília de avós, saiba que essa é uma sorte que poucos têm. Então, pode comemorar porque a parte mais custosa da decoração vintage na sala você já possui.

Compre objetos e acessórios antigos

Hoje em dia, com o aumento da busca por decoração vintage, tornou-se mais difícil encontrar objetos antigos à venda. Mas, caso você encontre alguém vendendo uma antiguidade em redes sociais ou lojas online, compre-a antes que outro faça isso.

Afinal, essas peças como luminárias, cristaleiras, relógios e telefones antigos conferem um visual incrível para a sua decoração vintage na sala. Sendo assim, em um dia que tenha tempo, vá em lojas de móveis usados ou antiquários para encontrar objetos antigos. Ainda mais, se o preço estiver bem acessível.

Além disso, objetos prateados e acobreados também são ótimas escolhas para uma decoração vintage na sala. Uma vez que, no passado as pessoas prezavam muito por esses artigos metálicos. Hoje em dia, quanto mais desgaste a peça tiver, mais se encaixará neste estilo. Por exemplo, um espelho que esteja em oxidação é uma boa escolha para finalizar a nossa lista de decoração vintage na sala.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.