Pensamento de longo prazo: Qual a importância?

pensamento de longo prazo tem um papel importante na vida das pessoas. Por meio dele nós conseguimos projetar um futuro mais promissor e realizador, além de minimizarmos os comportamentos impulsivos que o curto prazo pode provocar.

Se você ainda tem dúvidas com relação à importância do longo prazo, então lhe convidamos a seguir este texto até o fim! Inspire-se com nossas colocações e, quem sabe, você poderá traçar os seus planos de longo prazo depois da leitura, não é mesmo?

Vamos juntos!

Qual a importância do pensamento de longo prazo?

O pensamento de longo prazo está associado com a visão que construímos do nosso próprio futuro. Além da visão, ele também se associa com as ações que colocamos em prática hoje, a fim de atingir o nosso plano de vida, digamos assim.

Afinal, apesar de o foco no presente ser importante, se não dermos a mínima atenção para o futuro, podemos correr sérios riscos de passar por problemas de saúde ou problemas financeiros, por exemplo.

Até porque o hoje é um reflexo do que foi feito ontem, não é mesmo?

Abaixo apontamos outros fatores envolvidos com a importância do pensamento de longo prazo:

1. Nos ajuda a construir hábitos saudáveis

O fato de pensarmos no longo prazo contribui para que possamos criar hábitos saudáveis. Pois pare e pense: se não analisássemos a possibilidade de adoecer por conta da má alimentação, provavelmente comeríamos muito mal, sem se importar com a nutrição oferecida pelos alimentos, concorda?

Quanto à vida financeira, poderíamos gastar tudo no hoje, esquecendo-se da velhice e de que os anos passam – e que podemos enfrentar problemas e crises. com o passar do tempo.

2. Minimiza a sobrecarga de querer tudo “para ontem”

Muitas vezes adotamos uma postura um pouco impaciente, querendo que as coisas aconteçam “para ontem”. No entanto, essa postura pode sobrecarregar as nossas ações, como se corrêssemos atrás do prejuízo.

Ou ainda, pode fazer com que desistamos dos nossos sonhos porque, na prática, não emagrecemos com apenas uma hora de academia, por exemplo.

Em contrapartida, o pensamento de longo prazo nos ajuda a entender que tudo depende do tempo e da constância, e não da rapidez, e isso pode tirar uma sobrecarga da nossa vida.

3. Aumenta as chances de sucesso no que queremos

Manter o pensamento de longo prazo vivo em nossas ações diárias pode contribuir para que tenhamos mais chances de alcançar o que queremos.

Isto é, se sabemos que devemos nos sacrificar por alguns anos para conquistar nosso diploma, e ancoramos o pensamento nisso, temos maiores chances de conquistar esse sonho.

Em contrapartida, se focarmos no hoje e no quão difícil é concluir uma única matéria, podemos desistir.

4. Pode elevar a motivação

Ter uma visão do que será atingido no futuro pode nos ajudar a aumentar a motivação. Afinal, passamos a enxergar o motivo pelo qual nos “sacrificamos” no presente.

5. Inibe os comportamentos impulsivos

Por fim, o pensamento de longo prazo pode ajudar a inibir os comportamentos impulsivos. Por exemplo, se você quer economizar para o futuro, certamente pensará duas vezes antes de gastar com coisas superficiais, não é mesmo? 😉

Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.