Planos de longo prazo: dicas para montar

Montar planos de longo prazo é imprescindível caso queiramos um futuro mais promissor e diferente da vida que temos hoje. Afinal, se simplesmente deixarmos as coisas acontecendo naturalmente, sem intervenções ativas da nossa parte, como poderemos construir um caminho que realmente mude a nossa história?

Embora existam exceções, a verdade é que ter um plano para o futuro, ou ainda, um projeto de vida, é algo que pode mudar a nossa maneira de atuar no hoje. Isso porque poderemos ancorar as nossas atitudes do presente no foco que temos com relação ao longo prazo.

Porém, para ter esse foco nós precisamos de um plano que nos ajude a enxergar o que deve ser feito – e quando deve ser feito -, não é mesmo?

Então venha conosco pensar em ações que possam ser enriquecedoras nesse sentido!

Como montar planos de longo prazo?

Alguns questionamentos e algumas ações podem contribuir na hora de montar os nossos planos de longo prazo. Abaixo elencamos algumas dessas ações que podem ser utilizadas como inspiração. Vamos lá!

1. Pratique o autoconhecimento: o que você espera do seu futuro?

O autoconhecimento é um excelente ponto de partida quando pensamos em planos de longo prazo. Afinal, se não soubermos o que realmente queremos, gostamos e já temos, como poderemos saber o que deve ser feito em seguida?

Sendo assim, comece a lançar um olhar mais atento para si mesmo. Certifique-se de compreender quais são os pontos fortes e fracos que você possui, e o que deseja mudar com relação ao futuro.

Também analise o que você gosta, quais são os seus sonhos, entre outros pontos.

Faça uma análise de onde você quer estar no futuro, seguindo os próximos passos a seguir na hora de montar os seus planos de longo prazo.

2. O que você tem no hoje

Além de praticar o autoconhecimento, para descobrir onde você quer estar no futuro, analise o que você já tem hoje para ajudar nessa jornada.

Por exemplo, se você deseja trabalhar em uma área X, analise quanto de conhecimento você já possui sobre essa área. Assim, torna-se possível traçar um plano rumo às mudanças que complementem ou acrescentem ao que você já tem.

3. Passos para implementar mudanças

Analisando onde você quer chegar e o que você já tem hoje para ajudar a chegar lá, chegou a hora de pensar nos passos para implementar mudanças significativas.

Seguindo o nosso exemplo anterior, se você já tem algum conhecimento para atuar na área X, mas ainda faltam algumas habilidades, é hora de montar passos para adquirir essas novas competências, certo?

Isso vale para qualquer objetivo que tracemos para os nossos planos de longo prazo.

4. Ferramentas que serão necessárias

Quais são as ferramentas necessárias para implementar as mudanças? O que precisa ser feito para atuar na área X? Um novo currículo? Um curso? Adquirir livros e fazer networking? Pense sobre isso e aposte em ferramentas que contribuam para os planos de longo prazo.

5. Prazos para cada passo

Depois de toda a análise feita até aqui, considere estabelecer prazo para tudo. Se você iniciar um curso para conquistar a vaga na área X (seguindo ainda o nosso exemplo), coloque um prazo para terminar os estudos. Isso ajudará a desenvolver os seus planos de longo prazo.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.