Parfor: Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) disponibiliza atualizações para professores. Confira!

Conforme informações oficiais do Governo do Brasil, foi oficializado o edital do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), voltado a professores que não têm formação específica na área em que atuam em sala de aula. 

Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)

De acordo com as informações oficiais, em 2022 e 2023 serão oferecidas 12 mil vagas para educadores em exercício na rede pública de ensino, em cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento em que atuam. Os cursos terão duração máxima de cinco anos, informa a plataforma oficial do Governo do Brasil. 

O edital selecionará as propostas das instituições de ensino superior, públicas e privadas

Assim sendo, o edital selecionará as propostas das instituições de ensino superior, públicas e privadas sem fins lucrativos, para a oferta das vagas  no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

Na busca de reduzir os contrastes regionais, a distribuição das 12 mil vagas ocorrerá da seguinte forma: 4,6 mil para o Nordeste, 3,2 mil para o Norte, 2 mil para o Sudeste, 1,2 mil para o Sul e 1 mil para o Centro-Oeste.

As propostas aprovadas receberão recursos para bolsas e para custeio

O Governo informou que as propostas aprovadas receberão recursos para bolsas e para custeio. As instituições com cursos aprovados devem abrir seleção em agosto deste ano e em março de 2023, conforme o site oficial do Governo do Brasil. 

Oficializado o reajuste de 33,24% no Piso Salarial Profissional Nacional

Além disso, o Governo informou que foi oficializado o reajuste de 33,24% no Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. Sendo assim, essa é a correção salarial concedida à categoria mais significativa, desde o surgimento da Lei do Piso, em 2008. 

Ainda de acordo com a divulgação oficial do Governo do Brasil, os docentes também tiveram um incentivo à qualificação. Dessa forma, o Governo anunciou diversas vagas para cursos de formação.

Valorização do profissional e incentivo à educação

Conforme informa o site oficial do Governo do Brasil, essa é uma maneira de valorizar um milhão e setecentos mil professores do ensino básico no Brasil. Além disso, o Governo informa que de forma direta estarão envolvidos 38 milhões de alunos, considerando profissionais do magistério público da educação básica.

Dessa forma, um total de 1.726.099 docentes terão direito ao novo piso, de acordo com o Ministério da Educação. Para obter mais informações acesse a plataforma oficial do Governo do Brasil – gov.br.  É importante acompanhar as atualizações  do Governo do Brasil por meio de canais oficiais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.