Auxílio Brasil: parte dos usuários ainda não sabem que têm direito

Nos últimos meses, é possível perceber um movimento contrário no Auxílio Brasil: o das pessoas que não sabem que têm direito

O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do seu Auxílio Brasil. Tomando como base os números do Ministério da Cidadania, dá para dizer que cerca de 18 milhões de pessoas estão recebendo esse dinheiro neste momento. Um aumento de 550 mil em relação ao que se viu em janeiro deste ano.

Normalmente, um acontecimento muito comum no Auxílio Brasil é o de indivíduos que acreditam que têm direito ao programa, mas que não recebem nada. Isso acontece com milhões de brasileiros todos os meses pelos mais variados motivos. Muitos deles, por exemplo, estão na fila de espera para entrar no projeto.

Acontece, no entanto, que existe também um movimento contrário em toda essa história. É o das pessoas que estão no benefício mas que não sabem que estão lá. Todos os meses, o dinheiro está caindo na conta desses indivíduos, mas elas não pegam porque não fazem ideia de que estão recebendo isso de fato.

Porém, como é possível esquecer que você tem direito ao programa? Acontece que o Governo Federal não abriu nenhum tipo de inscrição para o Auxílio Brasil. A ideia do Planalto foi fazer tudo de maneira automática. Então quem tem Cadúnico e se encaixa nas regras de limite de renda, é chamado de forma automática, sem fazer um pedido.

No início do último mês, o Governo Federal afirmou que enviou cartas para as casas dos novos selecionados para o projeto em questão. A ideia foi, portanto, fazer com que as pessoas fossem avisadas desta situação. Mas o fato é que muita gente pode não ter recebido isso por uma série de questões, como a região em que mora, por exemplo.

Perigo de perder o dinheiro

Para essas pessoas que estão no programa, mas não sabem, a situação pode ser de perigo agora. É que pelas regras do Governo Federal, a ideia é pegar o dinheiro de volta caso se perceba uma falta de movimentação da quantia em questão.

Pelas regras gerais, cada pessoa tem até 120 dias, ou seja, quatro meses, para fazer essa movimentação. Em tese, nós estamos chegando agora no segundo pagamento do ano de 2022. Então ninguém perdeu o benefício por falta de movimentação.

De qualquer forma é importante prestar atenção nesses detalhes. Acontece que deixar para última hora pode ser um perigo para o projeto. Para consultar se você tem vaga no Auxílio Brasil, é preciso prestar atenção no seu app do programa.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro. O programa em questão veio para substituir o antigo Bolsa Família. Embora se saiba que no primeiro momento, muita coisa seguiu igual nos dois benefícios.

As principais mudanças aconteceram mesmo a partir de janeiro deste ano. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelos pagamentos, cerca de 3,5 milhões de brasileiros entraram no programa desde o início deste ano.

Em fevereiro, o mesmo Ministério aponta que o projeto está chegando na casa de cerca de 18 milhões de pessoas. Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que o Governo está conseguindo zerar a fila de espera para o benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.