Parar de procrastinar: Veja dicas aqui!

Parar de procrastinar é um grande desafio para você? Parece que é impossível conseguir concluir as tarefas dentro de um tempo hábil? Saiba que você não está sozinho nessa situação!

Infelizmente, a procrastinação é muito presente na vida de diversas pessoas. Em alguns casos, pode ser mais leve. Em outros, mais intensos.

Por isso, pensar em formas de amenizar esse tipo de problema é de suma importância para conquistar uma rotina mais produtiva e organizada.

A seguir, você verá algumas dicas que separamos com o intuito de ajudá-lo nessa missão de acabar com a procrastinação. Confira!

Dicas de como parar de procrastinar

Existem diversas ações que podemos considerar para o objetivo de parar de procrastinar. Algumas delas podem ser mais simples, outras nem tanto. Porém, devemos iniciar pelo desejo de mudança. Caso contrário, apenas buscaremos ações que, mais tarde, serão facilmente descartadas da nossa rotina.

Por isso, pare e pense: você realmente quer mudar? Está disposto a implementar atitudes na rotina que o ajudem a parar de procrastinar? Se sim, siga com a leitura deste texto e mãos à obra!

1. Parar de negociar as próprias decisões

Muitas vezes, você decide que irá iniciar um projeto importante, mas, com o passar do tempo, passa a negociar essa decisão consigo mesmo.

É o caso de decidir que você irá emagrecer e fará exercício diariamente, mas, no dia seguinte, começa a negociar algo como: hoje está muito quente, amanhã eu começo!

Perceba que você está negociando a sua própria decisão. Assim, além de gastar energia mental decidindo começar algo, você estará gastando para negociar consigo mesmo e, mais tarde, se sentirá frustrado por não seguir com o plano inicial.

Por isso, parar de negociar consigo mesmo é um bom ponto de partida para parar de procrastinar.

2. Evitar justificativas mentais

Quando é chegado o momento de fazer algo, evite dar “voz” ao seu cérebro. Afinal, majoritariamente ele começar a criar justificativas dos motivos pelos quais você não precisa fazer algo naquele momento. E isso pode levá-lo à procrastinação.

Sendo assim, evite justificativas mentais para a sua procrastinação e responsabilize-se pela decisão de deixar para depois – essa visão diferente da situação pode ajudá-lo a se sentir mais “culpado”, a ponto de levantar e fazer o que deve ser feito.

3. Visualizar os resultados positivos

Quando a procrastinação estiver aparecendo, experimente visualizar os resultados positivos. O que você vai atingir se simplesmente fazer o que deve ser feito? Como será o depois, com a tarefa concluída?

Reflita sobre isso e veja como essa visualização pode ajudá-lo a se sentir mais motivado a começar.

4. Iniciar por passos menores

Uma das principais dicas para parar de procrastinar é começar por passos menores, sem ancorar o pensamento na “tarefa gigante” que tem que ser feita.

Foque em uma etapa por vez. Comece com o mínimo, mas comece. Assim, você poderá, passo a passo, ir concluindo o que deve ser feito, sem se sentir tão sobrecarregado por conta disso.

Boa sorte na sua jornada! Acredite que você irá parar de procrastinar e vá adiante!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.