Para estudar: Fatores locacionais da indústria 

Os fatores locacionais da indústria consistem em vários elementos socioespaciais e estruturais que determinam ou interferem no processo de distribuição das fábricas pelo território geográfico. 

A saber, o processo de industrialização das sociedades se configura como um dos mais importantes componentes de produção e mudanças no espaço geográfico. 

Em síntese, a instalação de uma indústria em algumas regiões impacta diretamente a expansão do processo de urbanização, devido a migração da população em busca de trabalho, o desenvolvimento dos serviços e comércios locais, entre outros. 

Todavia, os fatores para a instalação de uma indústria não são aleatórios. Ou seja, existem vários interesses por parte da iniciativa privada, visando principalmente o lucro. 

Além disso, eles também buscam a diminuição dos custos, prezando também pela eficiência da produção e logística para o fácil acesso a matérias-primas e distribuição dos produtos. 

Os fatores locacionais da indústria poderão aparecer em questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e diversos vestibulares. Acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto! 

Principais fatores locacionais da indústria

Veja abaixo os principais fatores locacionais da indústria:

Mão de obra qualificada e barata

Boa parte das indústrias buscam se instalar em locais que possuem grande oferta de mão de obra com qualidade e barata. Desse modo, ocorre uma diminuição de custos e aumento de lucros. 

Matérias-primas

A disponibilidade de matérias-primas na região que a indústria será instalada é primordial para facilitar o transporte. 

Logística 

Na hora de escolher a região para instalação da indústria, a região precisa apresentar um local que possibilite o rápido fluxo de matérias-primas e mercadorias finais. Por isso, muitos locais desenvolvem polos industriais ou áreas estratégicas para facilitar a logística. 

Energia 

A oferta de energia é determinante para a instalação de indústrias na região. Afinal, em locais com oferta de energia limitada para trazer riscos à produção, por isso, atrai menos investimentos privados. 

Incentivos fiscais 

Na grande parte dos casos os governos nos âmbitos federal, estadual e municipal oferecem benefícios fiscais para atrair indústrias, sobretudo multinacionais, processo amplamente conhecido por aqui como “Guerra Fiscal”. 

Mercado consumidor

A maioria das empresas buscam estabelecer-se em locais com potencial consumo dos seus produtos, visando amplamente a maximização do lucro. 

Manutenção e concorrência

Algumas indústrias dependem de manutenção recorrente e por isso estabelecem-se próximas a uma rede de serviços especializada na manutenção de seus equipamentos, por isso em alguns locais empresas concorrentes dividem a mesma região. 

Ciência e tecnologia

Algumas empresas preferem estabelecer-se em locais onde preza-se pela pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, como é o caso da área farmoquímica e automobilística. 

Por fim, vários fatores podem ser determinantes para a migração ou construção de indústrias em alguns locais. Por isso, os fatores locacionais das indústrias são importantes nesse processo. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre fatores locacionais das indústrias?

Não deixe de ler também – Para estudar: Entenda a Guerra Fiscal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.