Pagamento do 13º do INSS: Quem recebe o benefício nesta semana?

A distribuição do salário extra ocorre em conjunto com o pagamento mensal do benefício previdenciário. Sendo assim, são dois os calendários de repasses, um destinado aos segurados que recebem um salário mínimo e outro para aqueles que ganham um valor superior.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continua com os pagamentos do 13º salário aos seus aposentados e pensionistas nesta semana. Os repasses foram iniciados no dia 25 de abril e seguirão até 7 julho com o último pagamento da segunda parcela.

A distribuição do salário extra ocorre em conjunto com o pagamento mensal do benefício previdenciário. Sendo assim, são dois os calendários de repasses, um destinado aos segurados que recebem um salário mínimo e outro para aqueles que ganham um valor superior.

Até o momento, já receberam a primeira parcela do 13º salário os beneficiários que ganham um salário mínimo com o final do Número de Identificação Social (NIS) 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

Os segurados com direito a um valor maior teve o calendário iniciado na última segunda-feira (2), com pagamento para quem tem o NIS terminado em 1 e 6. No decorrer da semana novos repasses serão realizados.

Calendários de pagamento

Para quem recebe um salário mínimo

Dígito final NIS1ª parcela
125 de abril
226 de abril
327 de abril
428 de abril
529 de abril
602 de maio
703 de maio
804 de maio
905 de maio
006 de maio

 

Para quem recebe mais que o salário mínimo

Dígito final NIS1ª parcela
1 e 602 de maio
2 e 703 de maio
3 e 804 de maio
4 e 905 de maio
5 e 006 de maio

 

Quem recebe

A antecipação do 13º salário será paga em duas parcelas aos segurados da Previdência Social que recebe algum dos seguintes benefícios:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria especial;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão.

Vale destacar que não terão direito aos valores, os beneficiários de programas assistenciais, como, por exemplo, os cidadãos que recebem o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada).

Como consultar

Pelo telefone

O cidadão que quiser, poderá conferir as informações sobre a sua conta através da central de atendimento do INSS. O número é o 135. No momento da ligação, é preciso ter em mãos documentos pessoais, como o CPF, por exemplo.

O próprio indivíduo poderá informar sobre qual benefício quer saber informações e neste sentido, ele pode tirar as dúvidas sobre a situação do seu extrato. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pelo site

O cidadão também pode conferir as informações sobre a sua conta através do site oficial do Meu INSS. Essa é uma opção ideal para as pessoas que não querem baixar o aplicativo do Instituto no celular para realizar a consulta.

No site do Meu INSS, o indivíduo deverá realizar o login e clicar em Extrato de Pagamento. Pronto. A partir daí o cidadão poderá confirmar as duas informações básicas para os repasses da antecipação do 13º salário neste mês de abril.

Pelo aplicativo

Talvez a opção mais prática de todas seja realmente consultar as informações do extrato através do app do Meu INSS. Para realizar o procedimento, é preciso fazer o download do app oficial. Essa é uma dica para quem precisa usar serviços do Instituto com frequência.

Assim como acontece no site, o cidadão também precisa entrar no sistema através de um login. Ao entrar na conta, o indivíduo também verá uma aba de consulta ao extrato. Além disso, ele poderá realizar uma série de outros serviços disponibilizados pela autarquia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.