PADE – Programa de Avaliação de Desempenho

PADE – O Programa de Avaliação de Desempenho impacta nos resultados da empresa

O Programa de Avaliação de Desempenho também conhecida como PADE, é uma ferramenta que auxilia os colaboradores para evoluir em suas carreiras. Bem como, faz parte das estratégias de gestão de pessoas das empresas.

Sendo assim, esse programa visa analisar os quesitos quantitativos e qualitativos de maneira individual, fornecendo dados importantes sobre a produtividade de cada colaborador.

Gestão de Pessoas – Análises qualitativas e quantitativas 

Por isso,  o PADE é uma ferramenta de gestão de pessoas. Sendo assim, a empresa pode implementá-lo com a finalidade de desenvolver as pessoas e evoluí-las de forma direcionada, amparando a produtividade da empresa.

O funcionamento do PADE é bem simples, cada profissional tem seus requisitos definidos (como se fossem metas) de forma qualitativa e quantitativa, de acordo com a sua gestão. Posteriormente, é feita a avaliação, que ocorre de forma periódica. 

Dessa forma, a pontuação obtida é considerada para que a empresa possa direcionar o funcionário dentro de um planejamento de carreiras ou plano de cargos e salários.

Avaliação da gestão e vinculação ao pagamento de bonificações

Portanto, é importante para a empresa analisar essa metodologia no que tange a avaliação dos funcionários. Além disso, se possível, a empresa pode utilizar o PADE como ponto de partida para desenvolver um programa plano de carreira, além de elaborar premiações em dinheiro, considerando o percentual de acordo com a avaliação do gestor, podendo vincular o PADE ao pagamento de PLR , a Participação nos Lucros e Resultados.

Por isso, essa avaliação deve ser estrategicamente desenhada, no entanto, costuma ser bastante motivacional e gerar valor interno, amparando outras ações relacionadas a Gestão de Pessoas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.