Pacote de BENEFÍCIOS para idosos CAI COMO UM PRESENTE

O Estatuto do Idoso assegura os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos

Parte dos cidadãos brasileiros está experimentando o processo de envelhecimento. Portanto, é imperativo assegurar que os idosos tenham acesso a uma gama de benefícios.

Uma boa estratégia para garantir que os brasileiros da terceira idade acessem os seus direitos é com a Carteira do Idoso. Este é um documento que oferece vantagens significativas, como descontos ou viagens gratuitas.

Estatuto do idoso garante os direitos

O Estatuto do Idoso assegura os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Faz parte da legislação e é vital para que idosos tenham o devido respeito, contando com vários benefícios.

Alguns dos direitos que o Estatuto garante incluem:

  • Viagem nos coletivos – O idoso tem direito de viajar de graça ou ter desconto de 50% no preço de passagens nos transportes públicos;
  • Isenção do imposto de renda – Há a previsão da isenção do IR para idosos enquadrados nos critérios que a lei estabelece;
  • Vaga no estacionamento – O idoso tem direito a uma vaga de estacionamento exclusiva, que garante mais segurança e comodidade;
  • Desconto de meia-entrada – Eventos de lazer, culturais e esportivos, além de cinemas, garantem meia-entrada;
  • Atendimento preferencial – Como todos sabem, os idosos têm o atendimento preferencial nos estabelecimentos privados e públicos, garantindo mais agilidade e conforto nos atendimentos.

Carteira do idoso oferece diversas vantagens para cidadãos com mais de 60 anos

A Carteira do Idoso é uma ferramenta que oferece uma gama vantagens e benefícios para os indivíduos de idade superior a 60 anos. Dessa forma, com o documento, os titulares têm o privilégio de desfrutar de obter descontos em 50% no valor de passagens e até mesmo viagens gratuitas.

Essa carteirinha desempenha um importante papel para os idosos cuja renda seja menor que dois salários mínimos. Assim, o documento assegura o direito a ter duas vagas gratuitas em cada ônibus, o que proporciona a chance de se deslocar entre municípios e estados.

A carteirinha dos idosos nada mais é do que um documento que tem suma importância para que os direitos das pessoas da terceira idade sejam garantidos. Assim, eles têm acesso a benefícios, como viagem gratuita e desconto nas passagens.

Portanto, é essencial que todos os idosos saibam dos seus direitos e como requerer a carteirinha. Conquanto, o Estatuto do Idoso é a representação da lei que assegura e protege o direito do idoso no Brasil, ofertando acesso a vários benefícios que garantem bem-estar e qualidade de vida.

Então, caso você tenha mais de 60 anos, atende aos critérios exigidos para solicitar a carteirinha, não deixe de requerer o documento. Dessa forma, é possível usufruir de todas as vantagens ofertadas.

Pacote de BENEFÍCIOS para idosos CAI COMO UM PRESENTE
O Estatuto do Idoso assegura os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos – Imagem: Canva

Requisitos para elegibilidade

Para solicitar a carteirinha, será necessário atender a certos requisitos essenciais. Entre eles, estão:

  • Idade acima de 60 anos;
  • Renda de, no máximo, dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.824,00 atualmente;
  • Estar devidamente cadastrado e com as informações atualizadas no CadÚnico.

Cumprindo esses requisitos, o idoso é elegível para solicitar a carteirinha, desfrutando dos benefícios que o documento oferece.

Como fazer a solicitação da Carteira do Idoso

O processo de solicitação é simples, sendo feito online e presencial. A seguir, explicaremos melhor as opções:

  • Acesse o site oficial da carteira do idoso;
  • Faça o login com o gov.br;
  • Clique no ícone “Emitir sua carteira”;
  • Salve no celular, computador ou imprima o documento.

Obtenção presencial

  • Localize qual é a unidade do CRAS mais próxima da sua residência;
  • Leve todos os documentos necessários, por exemplo, RG, CPF e NIS, para que o processo de solicitação seja concluído.

Após seguir todos os passos descritos acima, será possível ter a carteira do idoso. Por conseguinte, basta usufruir de todas as vantagens oferecidas por tal documento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.