Os principais sociólogos de todos os tempos: quem são eles?

Os principais sociólogos: confira a lista!

A disciplina de sociologia é extremamente importante para a produção de qualquer tipo de conhecimento. Porém, aqueles que desejam se sair bem em um vestibular ou na prova do ENEM devem dedicar um tempo especial de estudo para esse área do conhecimento, uma vez que ela é extremamente abordada.

Assim, o artigo de hoje trouxe uma lista com os principais sociólogos de todos os tempos, já que é muito provável que as questões dessa matéria abordem esses nomes. Ainda, você pode usar o pensamento dos intelectuais dessa lista como repertório na sua redação, garantindo mais pontos.

Os principais sociólogos: Max Weber

Weber é um sociólogo do século XX que dedicou especial atenção para os tipos de relações existentes entre os seres humanos.

Um dos principais conceitos criados por esse sociólogo é o da ação social.  Weber elaborou esse termo para explicar a sua teoria de que as ações cotidianas dos indivíduos eram influenciadas pela sociedade em que esse viviam. Dessa forma, o ser humano teria o seu comportamento conduzido pela vida em sociedade, ainda que ele não percebesse isso.

Os principais sociólogos: Karl Marx

Marx foi um sociólogo do século XIX que elaborou importantes teorias sobre as classes trabalhadoras. Segundo Marx, a história é movida pela luta de classes, sendo as principais delas, dentro do sistema capitalista, o proletariado e a burguesia.

O sociólogo discorre, em sua obra O Capital, sobre a revolução do proletariado que poderia ser realizada para acabar com a desigualdade social.

Os principais sociólogos: Sérgio Buarque de Holanda

Sérgio Buarque de Holanda foi um sociólogo brasileiro que elaborou importantes análises sobre os principais componentes e os aspectos fundamentais da cultura brasileira e da formação de seu povo, desde a colonização portuguesa até a atualidade.

O pensador é abordado com frequência nas principais provas do país, com um destaque para as questões de segunda fase dos vestibulares.

Os principais sociólogos: Montesquieu

Montesquieu foi um importante pensador do Iluminismo, contribuindo para a criação da divisão do poder em três: executivo, legislativo e judiciário.

O sociólogo, ainda que esse termo não existisse em sua época, foi um grande defensor da descentralização do poder.

Os principais sociólogos: Auguste Comte

Comte é considerado o pai da sociologia. O pensador elaborou essa disciplina ao afirmar sobre a necessidade de analisar a organização da sociedade e o seu modo de funcionamento para reestabelecer a ordem da França do século XIX.

O sociólogo foi um grande defensor do cientificismo e da necessidade da valorização da ciência como chave para o progresso da sociedade. Comte seria classificado como membro da corrente positivista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.