5 filmes para revisar Sociologia: confira a lista!

5 filmes para revisar Sociologia: saiba quais são eles

A matéria de sociologia está presente em diferentes questões de importantes provas nacionais, como, por exemplo, a prova do ENEM e os vestibulares, principalmente aquele da UEL e da Unesp.

Dessa forma, é essencial que você revise os principais tópicos dessa matéria com frequência para não esquecer de nenhuma ideia importante e, assim,  garantir um alto desempenho na sua prova. E que tal fazer isso assistindo filmes?

5 filmes para revisar Sociologia: estratégia de estudos

Você sabia que é possível estudar sociologia e se divertir ao mesmo tempo? 

Isso mesmo! Uma das maneiras mais eficientes de realizar uma boa revisão de conteúdos é por meio dos filmes. 

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe uma lista com 5 filmes que abordam importantes tópicos da sociologia que podem aparecer nas suas provas!

5 filmes para revisar Sociologia: Moonlight – Sob a Luz do Luar 

Esse filme, produzido no ano de 2016, retrata diversos momentos da vida de um jovem negro que vive nos Estados Unidos. 

O enredo busca mostrar as dificuldades enfrentadas pelo garoto e, principalmente, o preconceito de muitas pessoas que vivem na sua cidade. 

Moonlight aborda temas de extrema importância para as questões de sociologia de muitos vestibulares e do ENEM, como os problemas urbanos, o racismo e a desigualdade social. 

5 filmes para revisar Sociologia: Tropa de Elite

O filme Tropa de Elite, produzido em 2007, retrata o cotidiano de um grupo de policiais, com um destaque especial para aquele do Capitão Nascimento, que faz parte do Batalhão de Operações Policiais Especiais, BOPE. 

A obra retrata os diversos problemas da polícia militar (PM) do Rio de Janeiro, a ação dos policiais sobre a sociedade e a corrupção existente nesse meio.

5 filmes para revisar Sociologia: Capitão Fantástico

O filme Capitão Fantástico explora diversos temas da sociologia. A sua narrativa retrata um pai que resolve criar os seus filhos de forma isolada do resto da sociedade e, consequentemente, do capitalismo. 

A obra pode ser utilizada pelos alunos que desejam revisar diversos tópicos de extrema importância, como a cultura, o sistema capitalista e o movimento hippie.

5 filmes para revisar Sociologia: O Show de Truman

No filme, o protagonista Truman Burbank leva uma vida normal até descobrir que toda a sua vida é, na verdade, parte de um reality show. 

O Show de Truman é um longa que aborda importantes temas como a indústria cultural, a alienação, a cultura de massa e a ideologia. 

5 filmes para revisar Sociologia: Diário de Motocicleta

Diário de Motocicleta é um filme de 2004. O longa se baseia nos diários de Ernesto “Che” Guevara, líder da Revolução Cubana. 

A obra pode ser muito útil para aqueles que desejam revisar temas como a desigualdade social, a ideologia socialista, o capitalismo e a cultura dos povos latino-americanos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.