Sociologia no ENEM: O que mais aparece na prova?

Sociologia na prova do ENEM: O que mais cai?

A prova de Sociologia do ENEM é uma das mais complicadas dessa disciplina.

Isso porque, o ENEM aborda uma série de autores e de conceitos que, muitas vezes, passam despercebidos pelos alunos no Ensino Médio.

E é justamente por isso que o artigo de hoje irá te ajudar a descobrir quais são os temas dessa disciplina que mais aparecem na prova do ENEM.

Sociologia na prova do ENEM: Introdução

Primeiramente, é muito importante compreender que em Sociologia, assim como em outras matérias na área de humanas, o ENEM costuma abordar principalmente os períodos de transição em suas questões.

Dessa maneira, a prova quer saber se você tem conhecimento sobre o que estava acontecendo no mundo naquele momento e o que houve para motivar a transformação.

Assim, as questões acabam focando nos fatores de causas e consequências de cada evento e não apenas nas definições de conceitos e pensadores (apesar desses últimos também serem muito importantes).

Sociologia na prova do ENEM: Principais Assuntos

Vamos, a seguir, descobrir quais são os assuntos de Sociologia mais abordados pela prova do ENEM.

Sociologia Temática: Dentro desse assunto, espera-se que o aluno domine os conceitos que envolvem Cultura. Além disso, podem aparecer questões envolvendo Trabalho, ao lado dos modelos de produção e o surgimento de classes. Os contrastes sociais também aparecem com frequência em perguntas que abordam Contrastes transformações políticas, culturais e econômicas.

Poder, Estado e Política: Esse tema, por sua vez, envolve diversos pontos dentro do grande assunto da Cidadania. As questões podem envolver direitos e deveres do cidadão na sociedade, bem como temas que abordam a importância do voto, a participação política, os programas sociais e a inclusão.

Teorias Sociológicas: As questões que abordam as teorias sociológicas pedem que o aluno domine assuntos como o individualismo, a questão do coletivo, o processo de identidade e a interpretação das redes sociais e seus impactos a partir da análise das mídias digitais.

Movimentos Sociais: O ENEM trabalha muito com a sociedade, buscando reflexões sobre assuntos importantes que estão em pauta atualmente. Dessa maneira, não é de se surpreender que os movimentos sociais apareçam na prova com frequência. É importante destacar que os mais cobrados são aqueles que se iniciaram no século XX, como o movimento negro, LGBT, ambientalista e feminista.

Finalmente, é importante destacar que quase todos os assuntos supracitados podem trazer consigo também teorias de pensadores e sociólogos, que abordam as causas sociais, de trabalho, politica e outros assuntos.

Assim, é recomendável que o aluno tenha uma noção mínima das ideias de autores como Karl Max, Friedrich Engels, Max Weber e Émile Durkheim.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.