Os Pilares do Mercado de Investimentos Financeiros

O mercado financeiro e os novos investidores 

Há muitas opções de investimentos no mercado financeiro. Por isso, pode ser difícil escolher opções de investimentos que sejam rentáveis. No entanto, embora o mercado financeiro seja volátil, o conhecimento sobre como os investimentos funcionam, pode ajudar bastante na tomada de decisões por parte de novos investidores. 

Os pilares dos investimentos 

Primeiramente, é importante entender que o mercado financeiro possui uma regra básica quanto aos investimentos. Sendo assim, são pilares que devem ser considerados na escolha da aplicação que pretender fazer. Esses pilares são: rentabilidade, liquidez e risco. 

Sendo assim, é importante analisar os fatores:

Rentabilidade

A rentabilidade é o retorno do investimento. Sendo assim, diz respeito ao que você ganha pela aplicação.

Liquidez

A liquidez é a facilidade com que um ativo pode ser transformado em dinheiro, sem que haja perdas. Ou seja,  quanto mais rápido ocorrer essa conversão, maior é a liquidez do investimento. Visto que poderá resgatar o seu investimento mais rápido.

 Risco

O risco se refere à probabilidade de que os retornos sejam menores do que o previsto. Os riscos são inerentes aos investimentos. Por isso, a volatilidade do mercado financeiro deve ser considerada por quem investe, independentemente da opção de investimento escolhida.

Curto prazo

Embora as definições de prazos sejam relativas, é considerado um curto prazo, se tratando de investimentos, o período entre seis meses e dois anos. 

Médio prazo

Já os investimentos a médio prazo são aqueles em que o dinheiro estará disponível entre o período de dois a dez anos.

Longo prazo

Sendo assim, os investimentos a longo prazo são aqueles em que o dinheiro fica disponível para resgate depois de 10 anos. Há opções que podem chegar até 30 anos de investimento.

São muitas as opções disponíveis no mercado financeiro para os investimentos a curto, médio e longo prazo. No entanto, é necessário que se estude a viabilidade de cada uma dessas opções para que não haja uma perda financeira. 

Uma vez que as opções oferecidas pelo mercado financeiro se referem a diferentes objetividades. Sendo assim, a reserva de emergência pode ser feita em um investimento de curto prazo, por exemplo. Já um plano de aposentadoria pode ser completamente viável em um planejamento em longo prazo.

Diversifique seus investimentos e estude os conceitos de cada opção 

Sendo assim, analise todas as opções e diversifique seus investimentos, principalmente no início. Pois, essas análises são fundamentais para quem entra no mercado financeiro.

Dessa forma, poderá entender como se comporta o mundo dos investimentos e assim, posteriormente, com a experiência, você poderá elevar os valores e aceitar os riscos de cada uma das opções oferecidas pelo mercado financeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.