Os benefícios do pilates que vão além do condicionamento físico

Criado pelo alemão Joseph no início dos anos 1900, o pilates é uma prática que utiliza peso do próprio corpo, mesclando exercícios que demandam força, equilíbrio e elasticidade. O objetivo do pilates é promover uma conexão entre o corpo e a mente, promovendo o aumento do tônus muscular, da flexibilidade e da consciência corporal. Os exercícios podem ser realizados com ou sem aparelhos (como bolas, barras, elásticos e molas), de forma individual ou em pequenos grupos, normalmente em academias especializadas, que contam com um ambiente calmo e relaxante.

Além de todos os benefícios para o corpo, como o desenvolvimento da força muscular e perda ou manutenção do peso, o pilates também promove inúmeros benefícios para a saúde mental, como a redução do estresse e da ansiedade, o aumento da concentração e a melhora na qualidade do sono. O pilates é adequado a todas as faixas etárias – incluindo crianças e mulheres grávidas – desde que não haja nenhum impedimento médico para sua realização. Procure sempre a orientação de profissionais certificados (normalmente fisioterapeutas ou educadores físicos) e verifique com o seu médico se você está liberado a realizar essa atividade.

Veja aqui alguns dos principais benefícios do pilates para a saúde mental:

  • Melhora da concentração: os praticantes são instruídos a focar na respiração e nos movimentos, para que sejam executados com precisão. Dessa forma, o pilates ajuda a melhorar a concentração e o foco, ao mesmo tempo que promove relaxamento mental e físico.
  • Melhora a qualidade do sono: a prática do pilates libera endorfinas no organismo, substâncias que atuam diretamente no cérebro e trazem melhora no humor, promovem sensação de bem-estar e nos auxiliam a ter uma melhor noite de sono.
  • Melhora as dores de cabeça: o pilates é focado na execução dos movimentos de forma precisa e com a postura correta. Assim, a prática regular do pilates melhora a postura, o que reduz as dores de cabeça causadas por tensão e má postura. O pilates também promove uma melhor circulação do sangue, o que aumenta a oxigenação do cérebro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.