Organização para franquias: aprenda tudo

Veja como estruturar seu negócio corretamente

Uma das melhores opções para expandir uma empresa, é investir em franquias. Para isso, é preciso que a empresa realize investimentos no negócio e expanda com sucesso. Por isso que hoje, nós vamos indicar como fazer uma boa organização para franquias e, assim, estruturar seu negócio corretamente.

Aprenda tudo sobre organização para franquias -- Reprodução Canva
Aprenda tudo sobre organização para franquias — Reprodução Canva

Aprenda como estruturar seu negócio corretamente para transformá-lo em franquia

Indicaremos na sequência os passos para estruturar o seu negócio de forma adequada e, assim, realmente conseguir expandir sob a forma de franquia:

Faça uma análise detalhada do negócio

Observe o seu negócio e perceba qual é o diferencial competitivo que fará diferença diante da concorrência para, assim, se sobressair no ramo de franquias. Saiba, porém, que nem todo negócio é franqueável, por isso que a análise é fundamental.

Avalie se o negócio tem estrutura suficiente para se tornar uma rede, mas não esqueça: Neste caso, qualquer porte de empreendimento pode ser franqueável, podendo ser micro ou pequena empresa.

Faça o planejamento para se adequar ao modelo de franquia 

Para tanto, é preciso: 

  • Planejar o modelo de negócio da franquia: deve constar os diferenciais competitivos, as parcerias estabelecidas e os custos envolvidos. Construa um manual de franquia, contendo as regras para uso da marca e a padronização das operações e processos. Não esqueça de apresentar o know-how da franqueadora, pois o franqueado espera muito por essa parte da negociação.
  • Fazer o desenho do modelo de negócios do franqueador: neste item é preciso que você decida sobre os royalties, as receitas do franqueador, taxas que serão incluídas, entre outros. Defina o suporte que oferecerá ao franqueado, as maneiras que dará os treinamentos e capacitações, bem como a instalação de uma unidade piloto, para que o franqueado tenha como exemplo de aplicação dos processos e conheça a maneira que a marca se posiciona no mercado.
  • Construir o Plano de Negócios do franqueado: neste documento, insira informações sobre o produto, estimativas de faturamento, prazos de retorno do investimento, entre outras informações administrativas e financeiras.

Realize o processo de registro da marca

Qualquer negócio que for transformado em franquia, necessita fazer o registro da marca, pois um dos fatores de aquisição da franquia, é a cedência do uso do nome da empresa. 

Assim, a marca precisa ser registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e, somente desta forma, ela será de propriedade da franquia.

Estruture a sua franquia de maneira legal

O negócio precisa estar estruturado juridicamente sob a forma de franquia e,  além disso, precisa atender a Lei das Franquias. Para elaborar a COF (Circular de Oferta de Franquia), é preciso que este documento tenha amparo legal, principalmente no estabelecimento das relações entre franqueadora e franqueados.

Na COF deverá conter, entre outras informações, o histórico da empresa, a sua formação societária, o tempo de contrato, os direitos sobre a marca e as taxas envolvidas.

Faça um plano de expansão da franquia

Este plano é o que vai direcionar a expansão da franquia e evitará que haja um crescimento desordenado e sem o retorno esperado. Recomenda-se que o processo de expansão das unidades franqueadas sejam realizadas próximas à unidade piloto. Isso porque, facilita as estimativas de resultado, já que se trata de um mercado conhecido pelo público da região. Assim, as ações de marketing podem ser ampliadas e a marca vai crescendo de forma segura.

Faça uma seleção detalhada dos franqueados  

Lembre-se que o franqueado precisa divulgar a sua marca e ser parceiro de negócios: se ele crescer, a franqueadora crescerá também. Assim, a seleção detalhada dos franqueados é necessária para que a expansão da marca seja de sucesso.

Perceba se o franqueado possui orçamento financeiro organizado e se tem capacidade financeira para arcar com os custos iniciais, além de avaliar o tempo destinado para se dedicar ao novo negócio.

Estabeleça um bom relacionamento com os franqueados

As relações entre a franqueadora e os franqueados precisam ser ajustadas de tal maneira que ambos trabalhem juntos para o sucesso da marca. Para isso, é possível fazer reuniões, consultorias, utilizar canais de atendimento e estabelecer uma conversa responsável, prática e resolutiva.

Lembre-se: a franqueadora é quem garante que o seu negócio seja replicado de forma assertiva. Dessa forma, é preciso que qualquer cliente que entre na unidade piloto, ou na unidade franqueada, tenha o mesmo atendimento, a oferta e qualidade dos mesmos produtos!

Por fim, expandir sob a forma de franquias é a maneira mais acertada para as empresas. Sendo assim, procure organizar o seu negócio de maneira a poder atender de forma eficiente e eficaz as unidades franqueadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.