Organização Financeira Empresarial

Melhoria dos fluxos internos e a organização financeira da empresa

A organização financeira é fundamental na gestão de todas as empresas. No entanto, é vital para o pequeno negócio. Por isso, trouxemos algumas dicas para que possa melhorar os fluxos internos do seu negócio e investir mais assertivamente.

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é fundamental para que organize a rotina do seu negócio. Por isso, mantenhas as informações atualizadas e registre cada entrada e saída.  Sendo assim, mantenha o fluxo de caixa em dia, pois esse é um instrumento básico de qualquer gestão financeira.

Orçamento

Não despreze a importância de viabilizar orçamentos para determinadas áreas ou investimentos. Assim sendo, poderá entender se é o momento ou não de implementar o projeto. Essa gestão orçamentária evita que entre em projetos que terão de ser suspensos por falta de recursos financeiros.

Separação de contas PJ e PF

Muito comum em empresas pequenas que as despesas da pessoa física e da pessoa jurídica fiquem misturadas. No entanto, esse é um grande erro, visto que prejudica o capital de giro da empresa.

Por isso, faça fluxos separados para as suas demandas pessoais. De modo que as retiradas sejam calculadas e não avulsas, já que isso altera todos os processos definidos.

Contas a pagar e a receber

Mantenha um controle das contas a pagar e a receber da empresa. Assim poderá atuar de forma preventiva para evitar endividamento da empresa. No entanto, caso tenha dívidas, tente negociá-las com maior prazo e menores juros. Dessa forma poderá refazer seus planejamentos financeiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.