Open Finance: a tecnologia e o novo fluxo da economia

O Open Finance é um sistema financeiro aberto que objetiva promover uma ampla concorrência. Saiba mais detalhes!

O Open Finance é um sistema financeiro aberto que objetiva promover uma ampla concorrência, melhorando a oferta de produtos e serviços financeiros para o consumidor.

Open Finance: a tecnologia e o novo fluxo da economia

Trata-se de uma iniciativa inovadora do Banco Central do Brasil (BCB). De acordo com as informações oficiais, através do Open Finance as instituições financeiras poderão customizar ofertas ao consumidor final de forma mais ágil, conveniente e segura.

O sistema financeiro aberto eleva a possibilidade de integrar a prestação de serviços financeiros dentro da rotina digital do cliente. Visto que são fornecidas condições para que novos modelos de negócio ocorram através da agilidade do sistema Open Finance.

Comparação de preços 

Dessa forma, é possível comparar preços de produtos e serviços, possibilitando ao consumidor uma visibilidade maior sobre as possibilidades de controlar a sua vida financeira. Além disso, o acesso a produtos personalizados eleva as vantagens para o cliente e permite uma maior competitividade por parte das empresas.

Sendo assim, o cliente – pessoa física ou jurídica – poderá tomar a decisão sobre com quem deseja compartilhar seus dados. Visto que o sistema assegura o cliente sobre o compartilhamento de dados de forma segura e padronizada.

A segurança das informações

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB) a preservação em relação à segurança dos dados e dos serviços compartilhados é um dos objetivos do sistema. Visto que as instituições participantes do Open Finance devem cumprir requisitos estabelecidos para fazer parte da dinâmica do sistema.

É da responsabilidade da instituição financeira criar mecanismos de acompanhamento e controle sobre o compartilhamento das informações, atendendo a regulamentação vigente sobre a confiabilidade do processo, já que o Banco Central do Brasil (BCB) estabelece diversas regras relativas à implementação do sistema Open Finance para as instituições participantes.

Melhoria no sistema bancário

Certamente, o sistema de compartilhamento de dados pode ser uma evolução e melhoria no sistema bancário nacional, já que permite que o cliente opte por compartilhar seus dados, viabilizando uma adequação por parte das instituições financeiras.

Customização tecnológica 

Além disso, essa possibilidade de customizar produtos e serviços eleva positivamente a concorrência entre os bancos, otimizando fluxos e melhorando a oferta para financiamentos e outros tipos de créditos.

Sendo assim, o Open Finance é uma união interessante entre a tecnologia e a melhoria dos serviços financeiros, sendo um apoio direto e indireto para o sistema financeiro nacional, impactando positivamente o fluxo de economia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.