Open Banking: o compartilhamento de sua movimentação financeira

As instituições participantes do Open Banking somente poderão compartilhar dados de clientes que tenham solicitado o compartilhamento. Veja!

Open Banking: o compartilhamento da movimentação de suas contas bancárias e outras informações

Conforme informações do BC,o Banco Central, o Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central. Bem como, ocorre o compartilhamento da movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente.

Etapas do consentimento de compartilhamento de dados 

Conforme o BCB, as instituições participantes somente poderão compartilhar dados e serviços de clientes que tenham solicitado o compartilhamento após as seguintes etapas:

  1. Consentimento;
  2. Autenticação;
  3. Confirmação.

Requisitos do consentimento

Além de se referir a finalidades determinadas, o consentimento dado pelo cliente à instituição receptora dos dados ou iniciadora do pagamento deve:

  • incluir a identificação do cliente;
  • A solicitação deve ser clara;
  • ter prazo compatível com as finalidades do consentimento, limitado a 12 meses;
  • discriminar a instituição transmissora de dados ou detentora de conta, conforme o caso; e
  • discriminar os dados ou serviços que serão objeto de compartilhamento, observada a possibilidade de agrupamento, informa o Banco Central.
Movimento de informações: financiamentos, seguros, investimentos, cartão de crédito, extratos de contas

Dessa forma, com o Open Banking, você poderá movimentar suas informações e serviços financeiros, a exemplo de financiamentos, seguros, investimentos, cartão de crédito, extratos de contas, quando quiser e com a instituição participante que você escolher, trazendo uma nova perspectiva de relacionamento com o sistema financeiro.

Portanto, você poderá usufruir dos benefícios oferecidos por diferentes instituições participantes, ter maior visibilidade e controle da sua vida financeira e acessar a oferta de produtos e serviços financeiros mais adequada ao seu perfil e às suas necessidades.

Cancelamento do compartilhamento de dados

O site informa que você pode pedir o cancelamento do compartilhamento dos seus dados tanto na instituição a que deu o consentimento como na instituição que transmitirá a ela esses dados. Cada uma delas vai indicar a maneira exata para a revogação do consentimento, assim como os canais de atendimento disponíveis.

No entanto, o Open Banking ressalta que o cliente sempre poderá pedir a retirada do consentimento pelo mesmo canal de atendimento em que ele foi concedido, se este ainda estiver disponível. Assim sendo, após a sua solicitação, o consentimento será cancelado de forma imediata. Ou ainda, no caso da iniciação de pagamentos, em até um dia, informa o Open Banking Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.