Open Banking: melhor experiência no uso de produtos financeiros

O BC aponta diversos benefícios por meio do Open Banking, dentre eles, está a melhor experiência no uso de produtos financeiros.

Definição do Open Banking

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil, o Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central. Bem como, a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas. Sendo assim, não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente, define o BCB.

O Banco Central aponta diversos benefícios para o cliente, por meio do Open Banking. Dentre eles, está a melhor experiência no uso de produtos e serviços financeiros, o que torna possível, ainda, que as instituições participantes ofereçam soluções que facilitam às pessoas controlarem suas vidas financeiras. Quem, por exemplo, possui mais de uma conta bancária ou tem conta em um banco e empréstimo em outro, poderá ver todas as suas informações em um único local.

Diversas ofertas de produtos e serviços para os clientes

Além disso, com acesso aos dados dos usuários, as instituições participantes poderão fazer ofertas de produtos e serviços para clientes de seus concorrentes, com benefícios para o consumidor. Assim, o cliente poderá obter tarifas mais baixas e condições mais vantajosas, relata o Banco Central do Brasil.

O BCB informa que o cliente tem o controle total dos seus dados. Bem como, todo o processo ocorre num ambiente com diversas camadas de segurança, com autenticação do consumidor e das instituições participantes. O Banco Central do Brasil enfatiza que somente instituições autorizadas participam e as regras de segurança cibernética precisam ser cumpridas. Dessa forma, o BCB informa que há regras também para responsabilização das instituições e de seus dirigentes e o próprio BCB supervisiona todo o processo.

Autorização do cliente para o compartilhamento de seus dados

Conforme informa o Banco Central, as instituições participantes somente poderão compartilhar dados e serviços de clientes que tenham solicitado o compartilhamento após as seguintes etapas:

  1. Consentimento
  2. Autenticação
  3. Confirmação

Essas etapas devem ser realizadas exclusivamente por canais eletrônicos e devem ser efetuadas com segurança, agilidade, precisão e conveniência, de forma sucessiva e ininterrupta.

As instituições participantes devem assegurar a prestação de informações aos clientes de maneira clara

O BCB ressalta que durante todas essas etapas as instituições participantes devem assegurar a prestação de informações aos clientes de maneira clara, objetiva e adequada sobre em que consiste cada uma das etapas e os procedimentos a ela associados. Bem como, sobre o redirecionamento para outros ambientes ou sistemas eletrônicos, inclusive de outras instituições, quando aplicável. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.