Planejamento financeiro: direcione o fluxo de suas finanças pessoais – veja dicas

Direcione o fluxo de suas finanças pessoais através de um planejamento financeiro. Confira dicas relevantes!

Planejamento financeiro e a poupança como um hábito de rotina 

O planejamento financeiro é muito importante para todas as pessoas, ainda que pareça um desafio pessoal. Ainda que a viabilização de uma poupança seja um fator difícil para muitas pessoas que estão começando a se posicionar pessoalmente através de um planejamento financeiro.

No entanto, é completamente possível que você se direcione assertivamente e aumente suas chances de sucesso, alcançando seus objetivos de vida em curto, médio e longo prazo, através da sua relação com o dinheiro.

Direcione o fluxo de suas finanças pessoais

Independentemente da sua situação financeira atual, você pode elaborar um planejamento para que faça controles pertinentes a sua rotina e melhore suas finanças. No entanto, esse planejamento requer análises, acompanhamentos e mudanças, por isso não é necessário planejar e direcionar o seu fluxo de finanças pessoais.

Aplicativos de finanças e controles de rotina

Sendo assim, esse controle pode ser feito por um aplicativo de finanças, ou até mesmo em uma planilha de excel ou um caderno. Pois, o que importa é que você faça esse controle para que você analise os seus hábitos e verifique quais podem ser modificados.

Sendo assim, você pode verificar em seus hábitos de rotina, o que você acredita que pode ser modificado para que você direcione os valores economizados para a sua poupança.

Trocas inteligentes 

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, bem como, você pode realizar o mesmo tipo de troca no que diz respeito à sua conta bancária. Uma vez que as fintechs oferecem produtos bancários com bastante qualidade, todavia, com isenção total de tarifas.

Alimente o hábito da poupança

Dessa forma, você deve direcionar os valores para a poupança com foco em novos hábitos, mesmo que os valores sejam baixos. Assim sendo, conforme o seu planejamento financeiro pessoal evoluir, você poderá direcionar valores cada vez mais elevados e fixos para essa finalidade.

No início de um planejamento financeiro pessoal é comum que você não consiga direcionar valores fixos e elevados para a poupança. No entanto, esse é exatamente o motivo pelo qual as pessoas não costumam poupar. Por isso, é fundamental que alimente o hábito de poupar. 

Sendo assim, para quebrar esse ciclo negativo para suas finanças, veja a poupança como um hábito. Dessa forma, selecione os valores economizados dentro da sua rotina para a sua poupança, criando novos hábitos que serão positivos em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.