Pix: inovação no conceito de pagamento e transferência

O Pix é uma inovação prática e eficiente, por isso, representa uma inovação no conceito de pagamento e transferência. Saiba mais detalhes!

De acordo com informações do Banco Central, o Pix é uma inovação segura, prática e eficiente. Para realizar um pagamento através do Pix, o cliente pode ler um QR Code com a câmera do seu aparelho smartphone na opção de fazer um Pix no aplicativo da sua instituição financeira, informa o BC. 

O Pix é uma inovação segura, prática e eficiente

Além disso, o Banco Central informa que o Pix é um meio de pagamento, assim como boleto, TED, DOC, transferências etc. Entretanto, o BC ressalta que a diferença é que o Pix permite que qualquer tipo de transferência e de pagamento seja realizada em qualquer dia, incluindo dias não úteis, e em qualquer momento, o que não ocorre com os demais meios de pagamento, o que faz do Pix um diferencial.

Pix Copia e Cola

O Banco Central informa que é possível utilizar a opção “Pix Copia e Cola”, com ela você cola o código relacionado ao QR Code, sendo uma inovação do BC.

Sendo assim, essa opção é viável para quando você estiver utilizando o seu celular e não puder fazer a leitura do QR code pela câmera. O BC informa que essa opção também pode ser usada no internet banking.

No que diz respeito a chave Pix, o BC ressalta que é possível informar a chave Pix do recebedor, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular, ou uma chave aleatória, por meio da opção disponibilizada por sua instituição financeira ou de pagamento no aplicativo instalado no seu celular. 

Sendo assim, essa opção também pode ser usada no internet banking, informa o BC. O Banco Central também ressalta que é possível utilizar o serviço de iniciação de transação de pagamento. 

Definição da chave Pix

De acordo com a definição do Banco Central, a chave Pix é um ‘apelido’ utilizado para identificar sua conta. Ela representa o endereço da sua conta no Pix. Os quatro tipos de chaves Pix que você pode utilizar são:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular; ou
  • Chave aleatória.

A chave vincula uma dessas informações básicas às informações completas que identificam a conta transacional do cliente (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta), informa o BC.

O que é a chave aleatória?

Por sua vez, a chave aleatória é uma forma de você receber um Pix sem precisar informar quaisquer dados pessoais ao pagador, ressalta o BC.  Sendo assim, a chave é um código único, de 32 caracteres com letras e símbolos, gerado aleatoriamente pelo Banco Central e atrelado a uma única conta. 

O BC informa que essa opção foi criada principalmente para ser utilizada com QR codes gerados por meio do aplicativo de sua instituição, com o intuito de facilitar o recebimento de recursos financeiros.

Além disso, a chave também pode ser copiada e enviada, por exemplo, por mensagem, não sendo a intenção que seja memorizada pelo usuário, ressalta o Banco Central do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.