Onde usar porcelanato acetinado: conheça vantagens

Saiba mais sobre revestimento perfeito para ambientes como o banheiro

Hoje em dia existe uma grande variedade de pisos e revestimentos disponíveis no mercado e, entre eles, podemos citar os porcelanatos. Mas, até mesmo nesse tipo de revestimento ainda podemos encontrar variedades como o porcelanato acetinado, por exemplo. Aliás, esta é a peça cerâmica mais indicada para ambientes molhados, como banheiros e áreas de serviço.

Portanto, nessa matéria vamos falar tudo que é importante. Isto é, sobre onde usar o porcelanato acetinado, assim como, as vantagens desse tipo de revestimento. Afinal, ele tem uma grande procura nas lojas de construção. Ainda mais, pelas pessoas que prezam pela decoração interior de uma residência.

Os porcelanatos são feitos a partir de uma mistura entre argila e aditivos queimados a temperaturas acima de 1200°C. Mas, o que confere essa característica acetinada do piso é que ele não recebe o tratamento com esmalte, como acontece com o porcelanato polido que é uma versão muito mais brilhosa da peça.

Sendo assim, essa ausência de brilho é uma característica fundamental do porcelanato acetinado. Uma vez que os poros abertos do material cerâmico proporcionam uma estabilidade maior, além de conferir maior resistência para essas peças.

Onde usar porcelanato acetinado: conheça vantagens
Onde usar porcelanato acetinado: conheça vantagens. Foto: Canva Pro

Veja onde usar porcelanato acetinado

O porcelanato acetinado é útil tanto em ambientes internos quanto em ambientes externos. Além disso, a sua instalação pode ser feita no piso e nas paredes da casa. Ademais, é fácil de encontrar em diversas cores e texturas. Portanto, esse revestimento é o mais comprado atualmente, visto que pode simular o mármore, a madeira e a pedra em sua pintura de acabamento.

Mas, como tudo que existe tem suas vantagens e desvantagens, veja abaixo tudo que é importante considerar antes de fazer suas compras de revestimentos:

Vantagens do porcelanato acetinado

Assim como outros tipos de porcelanatos, a versão acetinada também é bastante resistente e tem uma boa durabilidade, portanto, veja algumas vantagens de adquirir esse tipo de piso para sua casa:

  • O porcelanato acetinado tem uma baixa retenção da água. Visto que sua superfície menos porosa torna esse revestimento ideal para áreas molhadas como banheiros e lavanderias, por exemplo;
  • Aliás, este tipo de piso deixa o ambiente com um caráter mais aconchegante por meio do bloqueio da reflexão da luz que é promovida por suas cores foscas;
  • Além disso, o acabamento do porcelanato acetinado também faz com que essa peça seja menos propensa a riscos. Garantindo, dessa forma, uma maior durabilidade;
  • O revestimento também tem maiores resistências a manchas do que as versões polidas e esmaltadas desse tipo de piso. Pois, a ausência do brilho causado pelo esmalte faz com que a limpeza seja mais fácil;
  • Apesar de não ser intitulado como antiderrapante, o porcelanato acetinado se destaca por ser bem menos escorregadio. Afinal, não leva o processo de aplicação de esmalte, como dissemos acima;
  • A variedade de cores e texturas desse tipo de porcelanato é mesma encontrada em outros tipos de revestimentos. Portanto, o fator estético que esse piso confere é ideal para quem busca a beleza que esses materiais oferecem para a decoração;
  • O porcelanato acetinado é retificado, ou seja, garante uma facilidade para aplicação de argamassa, visto que sua qualidade resulta em um piso mais uniforme.

Cuidados com o porcelanato acetinado

Uma das dúvidas mais comuns sobre o porcelanato acetinado é se ele manchará facilmente. Então, a resposta para isso se relaciona aos cuidados que são necessários com esse tipo de revestimento.

Afinal, o processo de limpeza ideal para o porcelanato acetinado deve ser feito com produtos que não sejam abrasivos e corrosivos. Uma vez que, isso pode danificar a estrutura dos pisos e causar as temidas manchas na superfície das peças cerâmicas.

Por isso, a limpeza do porcelanato acetinado deve ser feita somente com uma vassoura de cerdas macias e um pano umedecido com água e sabão neutro. Então, se for usar produtos de limpeza, é sempre importante conferir com o fabricante antes de utilizar.

Qual o preço?

O preço do porcelanato acetinado varia de acordo com o fabricante, tamanho e, principalmente, o modelo que escolher para o seu acabamento.

Mas, para se ter uma ideia, um modelo de 60 cm² custa, em média, R$ 32,90 por cada metro quadrado adquirido, na marca Portobello. Enquanto, na marca Portinari, uma peça semelhante custa em torno de R$ 36,90.

Portanto, nada melhor do que saber onde usar este revestimento e procurar alguma loja revendedora para entender melhor as condições.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.