UFRR abre inscrições do Processo Seletivo Específico Indígena (PSEI) 2023

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) abriu às 8h desta segunda-feira, dia 27 de junho, as inscrições para o Processo Específico Indígena (PSEI) 2023. De acordo com o cronograma, o período de inscrição segue aberto até as 23h59 do dia 29 de julho

Os interessados deverão realizar as inscrições exclusivamente on-line, por meio do site da UFRR. Além de preencher todas as informações, os candidatos deverão comprovar o pertencimento a um grupo indígena brasileiro.

Para efetivar o cadastro, os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 70,00. O pagamento da taxa deve ser feito dentro do prazo do boleto gerado no momento da inscrição.

De acordo com o edital, os estudantes de baixa renda poderão solicitar o benefício de isenção da taxa de inscrição até as 17h30 do dia 8 de julho. Para pedir a isenção, será preciso comprovar os critérios de renda estabelecidos pela universidade. Nesse sentido, o candidato deve:

  • ter renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, ou como bolsista integral em escola da rede privada;
  • ser inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Seleção

A seleção do PSEI 2023 será feita por meio da aplicação de uma prova objetiva e de uma prova de redação. De acordo com o cronograma, a aplicação do exame está marcada para o dia 18 de setembro, das 8h às 12h. Os candidatos deverão chegar com uma hora de antecedência.

Os locais de prova serão exclusivamente na cidade de Boa Vista (RR). Além da prova, a seleção contará ainda com outras etapas: análise curricular e uma banca de heteroidentificação. 

Vagas e resultado

A oferta total da UFRR é de 210 vagas para 20 cursos de graduação. Do total das vagas, 60 são para o curso de Licenciatura Intercultural.

Os estudantes que optarem pelo curso de Licenciatura Intercultural poderão escolher realizar a prova de redação em uma das seguintes línguas: Língua Portuguesa, Macuxi, Wapichana,Taurepang, Ye’kuana, Ingaricó, Wai-wai e Yanomami.

De acordo com o cronograma, o resultado do processo seletivo, com a classificação oficial, será publicado no dia 16 de novembro.

Acesse o edital do PSEI 2023.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC e MRE recebem inscrições do Programa de Estudantes (PEC-G) para 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.