Olimpíada de Língua Portuguesa estende período de inscrições até 20 de maio

A Olimpíada de Língua Portuguesa prorrogou o período de inscrição para a 7ª edição até o dia 20 de maio. Inicialmente, de acordo com o cronograma da 7ª edição, o período de inscrição chegaria ao fim no dia 30 de abril, próxima sexta-feira. O prazo para adesão também foi estendido até o dia 20.

O objetivo da Olimpíada é de reconhecer o trabalho de docentes de Língua Portuguesa e de alunos da educação básica brasileira. Já o público-alvo abarca alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. Nesse sentido, podem realizar as inscrições alunos de escolas públicas municipais e estaduais.

A competição é realizada por iniciativa do Itaú Social e do Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Sobre as inscrições

De acordo com o regulamento, os docentes podem participar com seus respectivos alunos nas seguintes categorias: Poema; Memórias Literárias; Crônica; Documentário; e Artigo de Opinião. Desse modo, os professores devem realizar a inscrição na categoria por meio do site Escrevendo o Futuro. A Secretaria de Educação do município deve realizar a adesão no mesmo site.

Além disso, os docentes inscritos devem produzir relatos de prática que detalhem as atividades e materiais utilizados nas oficinas com seus alunos. Toda a turma do relato escolhido receberá um prêmio. 

O tema da 7ª edição é O lugar onde vivo. De acordo com Patrícia Calheta, uma das integrantes da equipe do Escrevendo o Futuro, esse tema é um convite para uma maior aproximação da escola com a sua comunidade. Para ela, o tema abre um espaço para que o aluno lance “uma nova visão acerca do que está acontecendo no seu entorno, das fragilidades, das potencialidades do seu lugar”.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda Avaliação de áreas do ano II do ciclo avaliativo do Enade será em 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.