Você sabe o que são Cidades Globais?

Cidades Globais: o que são?

As Cidades Globais são centros urbanos importantíssimos para o desenvolvimento das tecnologias e do capitalista.

Dessa maneira, não é de se surpreender que esse assunto seja tão cobrado nas mais variadas questões de geografia e de atualidades do país, com um destaque especial para a prova do ENEM e para os vestibulares.

Cidades Globais: Definição

As cidades globais são, basicamente, metrópoles mundiais que possuem uma complexa organização, além de uma vasta importância e uma poderosa influência no sistema econômico mundial. É válido destacar que essas cidades podem ser chamadas também de cidades mundiais.

O termo “cidades globais” foi criado pela socióloga americana Saskia Sassen, professora da Columbia University. Em sua criação, o termo foi pensado com o objetivo de diferenciar tais centros das megacidades na classificação de hierarquias urbanas.

De forma ampla, o termo cidade global se refere às cidades que são reconhecidas pela sua grande influência e pela ativa participação em eventos internacionais. Podemos citar como exemplo a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, que, além de possuir uma grande influência sobre outras cidades e até mesmo sobre outras nações, é a sede da ONU (Organização das Nações Unidas), participando e liderando diversos eventos.

Cidades Globais: Características

Na classificação urbana, as cidades globais estão no topo. Isso significa que, devido ao fato de terem sofrido as mais variadas revoluções e modificações, elas se comportam, hoje, como importantes centros urbanos, culturais, financeiros, econômicos, políticos e industriais, apresentando alguns dos maiores desenvolvimentos do mundo.

Além disso, para uma cidade ser classificada como cidade global, ela deve oferecer também uma boa qualidade de vida aos seus habitantes e uma excelente infraestrutura, especialmente em relação aos transportes. Ainda, ela deve possuir também uma certa quantidade de indústrias importantes e, sobretudo, multinacionais.

Hoje, existem cerca de 60 cidades em todo o mundo que são classificadas como globais. É válido destacar que a maioria delas se localiza na Europa.

Essas cidades globais podem, ainda, ser divididas em tês tipos, de acordo com o grau de desenvolvimento e influência. São eles, em ordem decrescente:

  • Cidades Alfa: São Paulo, Nova Iorque, Londres, Tóquio, Hong Kong, Xangai e Paris.
  • Cidades Beta: Rio de Janeiro, Lisboa,, Berlim, Roma, Atenas, Bogotá e Vancouver.
  • Cidades Gama: Curitiba, Quito, Washington, Lyon, Turim, Antuérpia e Marselha.

O Brasil possui apenas duas cidades classificadas como globais: São Paulo e Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.