Observação no trabalho: Use-a ao iniciar em um novo emprego

observação no trabalho pode ser um bom caminho para quem deseja atingir o desenvolvimento profissional. Sabe por quê? Porque por meio dela nós conseguimos aprender, entender limites, compreender métodos e técnicas usadas, e assim por diante.

Especialmente no novo emprego, absorver todos esses conhecimentos é muito valioso para começar a fazer parte do time, concorda? Sendo assim, pensando exatamente nesse poder de observar, fizemos este conteúdo com algumas dicas relevantes. Acompanhe e confira!

Saiba usar a observação no trabalho

A observação no trabalho pode ser usada de diversas formas. Porém, é necessário conseguir absorver o que está sendo observado. Afinal, “olhar por olhar” pode fazer com que você “viaje” nos pensamentos e não aprenda nada novo, concorda?

Por isso, certifique-se de estar presente no aqui e agora no momento em que for observar no trabalho. Abaixo damos dicas que partem dessa ideia:

1. Ouça ativamente

O que é a escuta ativa? Essa modalidade de escuta consiste em ouvir o que o outro tem a dizer sem criar nenhum julgamento, deixando de lado preconceitos ou tentativas de “adivinhar” o que o outro dirá a seguir.

Trata-se de uma forma de prestar atenção em cada expressão, palavra e tom que a pessoa usa enquanto está falando.

Esse tipo de escuta é muito importante para que você entenda a realidade do outro, na medida do possível. Afinal, muitas vezes ouvimos as outras pessoas de uma forma mais automática, imaginando o que ela dirá a seguir ou simplesmente não dando a devida atenção.

2. Analise a rotina dos seus colegas e líderes

Use a observação no trabalho para analisar a rotina dos seus colegas e líderes. Como essas pessoas costumam cumprir as tarefas do dia? Elas seguem métodos? Têm prioridades? Conversam e delegam? Observe tudo isso.

Ao ter essa visão geral dos comportamentos e das formas de atuar dos seus colegas, você poderá, inclusive, compreender a sua posição dentro do time, melhorando o seu desempenho.

3. Pergunte o que for interessante

Se houver dúvidas que podem enriquecer o seu trabalho, por que não perguntar? Você pode usar a observação no trabalho para aprender coisas novas, percebendo em quais áreas têm dúvidas e, a partir delas, conversando com os seus colegas para absorver novos conhecimentos valiosos.

4. Converse com as pessoas em momentos oportunos

Simplesmente converse quando houver possibilidade, e observe as pessoas. Escute o que elas têm a dizer e comece a aprender mais com a postura dos seus colegas. Quanto mais você fizer isso de forma equilibrada, mais “inteirado” poderá se sentir.

5. Simplesmente observe para conhecer

Em momentos mais “livres”, simplesmente observe. Escolha algo para observar e analise. Pode ser a rotina da empresa, os clientes, a forma como a empresa se apresenta diante das outras pessoas, e assim por diante.

Assim você usará a observação no trabalho e poderá aprender cada vez mais, ficando por dentro de tudo o que acontece nesse ambiente e viabilizando uma adaptação mais assertiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.