O seu benefício Vale Gás foi suspenso? Veja como reativar

Saiba o passo a passo para reativar o benefício

Se seu Vale Gás foi suspenso, e você quer saber como reativar, saiba que está no lugar certo.

Pois, hoje falaremos sobre esse assunto que geram dúvidas e dores de cabeça para muitos brasileiros.

Dessa forma, se você faz parte da população que tem o benefício e por algum motivo teve o Vale Gás suspenso não deixe de acompanhar até o final. Então, saiba o que fazer para voltar a receber o subsídio do governo.

O que é o benefício Vale Gás?

Criado pela gestão atual este é mais um item do pacote de benefícios para ajudar a população mais pobre. Sendo assim, o Vale Gás é um subsídio do governo com o intuito de auxiliar a população de baixa renda.

Por meio dele, as famílias que se enquadram nessa categoria recebem uma quantia voltada para aquisição do botijão GLP de 13kg. Na realidade, essa é uma medida para tentar amenizar os impactos da atual crise econômica que estamos atravessando, onde os índices de pobreza tem um grande aumento.

Até meados de 2022, o governo estava pagando 50% do valor de um botijão de gás de cozinha de 13kg a cada dois meses. Mas há indícios de que, a partir de agora, o governo pague o valor total médio do item até dezembro. O argumento se sustenta com base na chamada PEC das Bondades que aumentou o valor do benefício, bem como do auxílio Brasil.

O valor pago pelo Vale Gás não é pré-estabelecido pela lei que firmou o benefício. Então, o Ministério da Cidadania, órgão responsável pelo repasse dos valores aos cidadãos, se baseia em um relatório semestral da ANP que calcula o valor do gás de cozinha em todo território nacional nos últimos meses.

Quem pode receber o Vale Gás

Como já vimos o Vale Gás é um benefício social voltado para as famílias de baixa renda. Com isso em mente é possível concluir que para receber o Vale Gás é necessário que a família declare uma renda máxima de até R$105 por pessoa mensalmente.

Também há outras situações onde a família pode receber o benefício, desde que contenha em seu grupo familiar, menores de idade, gestantes, negros ou PCD e a renda mensal seja de R$ 210,00.

Outra exigência do Governo Federal para pagar o Vale Gás é que a família tenha cadastro no CadÚnico para programas sociais.

Os dados coletados para seleção das famílias que receberão o benefício são os mesmos utilizados para o auxílio Brasil.

Por que o Vale Gás foi suspenso?

Iniciou em junho deste ano uma nova rodada de pagamentos que cogita beneficiar milhares de famílias que se enquadram nas categorias de baixa renda.

Para muitos que haviam sido contemplados com os valores do Vale Gás, a notícia não foi tão boa, pois ao entrarem no aplicativo ou consultar em seu benefício, viram que seu Vale Gás foi suspenso.

Apesar de muitos cidadãos não entenderem o que aconteceu para ser retirado do programa, a resposta a essa dúvida é bastante simples.

Na verdade, é muito comum que isso aconteça. Uma vez que de tempos em tempos o Governo Federal faz uma espécie de revisão de dados de todos os benefícios sociais pagos no momento.

Dessa forma, caso haja alguma divergência de informações, os benefícios são suspensos ou cancelados.

Como reativar o benefício Vale Gás

Como vimos anteriormente, é muito comum que o Ministério da Cidadania bloqueie ou suspenda benefícios sociais. Devido a divergências de dados.

E é possível que o beneficiário faça a reativação do benefício de forma rápida e simples, através da internet. Para isso, é só seguir alguns passos simples:

  • Acesse o site do CadÚnico e procure pela opção “Atualização cadastral”;
  • Utilize seu CPF e senha para entrar no Gov.br;
  • Preencha o formulário com todas as informações corretas e atualizadas, e confirme.

Assim, seu cadastro já será atualizado e, durante a revisão, seu Vale Gás voltará a ser pago.

Se preferir, você também pode realizar essa atualização em um Cras de sua cidade ou em uma unidade do CadÚnico.

Caso a suspensão aconteça devido a problemas na sua poupança social digital, o ideal é ir até uma agência da Caixa para obter mais informações. Por fim, se seu Vale Gás foi suspenso, siga essas dicas ou vá até o Cras de sua cidade para realizar a reativação e voltar a receber o benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.