O que pode acontecer quando o NOME FICA SUJO?

Muitas pessoas não sabem, exatamente, o que pode acontecer quando o nome fica sujo. Além disso, podem acreditar em mitos que ouvimos por aí ou lemos em redes sociais, que tornam o “nome sujo” um verdadeiro “monstro” para a vida das pessoas.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas considerações que você precisa compreender desse assunto. Acompanhe.

O que pode acontecer quando o nome fica sujo?

Quando o nome fica sujo, a primeira coisa que vem à mente de muita gente é: como poderei comprar algo novo?

A preocupação é genuína, já que o impedimento de novas compras é um dos pontos mais comuns do nome sujo, como veremos a seguir:

1. Dificuldade para ter crédito aprovado

Se você está com o nome sujo, mas deseja fazer uma compra no crediário de uma loja, deve estar ciente de que existem chances de se frustrar com a aprovação do crédito.

Isso porque, quando nome fica “sujo”, as empresas credoras cadastram o CPF do inadimplente nos órgãos de proteção do crédito, como SPC e Serasa.

A partir disso, sempre que essa pessoa solicitar um crédito, seu nome será consultado e a dívida estará ativa lá. Logo, as chances de conseguir um novo crédito podem reduzir drasticamente por isso.

Afinal, para a empresa credora, se você deixou de pagar outra instituição financeira, as chances de ser inadimplente novamente são grandes.

O que pode acontecer quando o NOME FICA SUJO?
O que pode acontecer quando o NOME FICA SUJO? Foto: Canva.

2. Maior dificuldade para comprar ou alugar um imóvel

Seja para fazer um financiamento, ou para simplesmente assinar um contrato de aluguel, as consultas no seu nome podem acontecer.

E não só podem acontecer, como podem atrapalhar na hora de conseguir fechar um novo negócio.

O empréstimo para a compra da casa pode ser muito difícil de ser liberado. E o aluguel pode ser negado devido ao receio que o proprietário pode ter de você não pagar o valor mensal.

Sem dúvidas, isso pode acontecer quando o nome fica sujo, mas não necessariamente é uma regra. Ainda assim, vale pensar sobre a possibilidade.

3. Pode impedir a contratação em empresas do setor financeiro

Se você deseja trabalhar em uma instituição financeira, como um banco, e atuar diretamente com o manuseio de dinheiro alheio, saiba que a condição de nome sujo pode impedir a contratação.

E ainda, se você já trabalha na área, poderá ser demitido por isso!

Porém, aqui vale um adendo: essa regra só vale para quem trabalha diretamente com o dinheiro de outras pessoas. Se você não cuida dessa parte, não poderá ser demitido nem barrado no processo seletivo por estar com o nome sujo.

4. Pode acontecer o bloqueio do passaporte em alguns casos

Por fim, saiba que esta é mais uma consequência que pode acontecer quando o nome fica sujo: bloqueio no passaporte.

Porém, para isso acontecer, um juiz deverá ordenar esse bloqueio, e isso acontece apenas em casos específicos – normalmente, dívidas com alimentação, por exemplo, não geram esse tipo de consequência.

Ainda assim, é importante ficar atento às dívidas em aberto, a fim de organizar a vida financeira. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.