O que NÃO fazer para liderar bem?

O que NÃO fazer para liderar bem? Quais ações do líder pode desencadear efeitos negativos sobre o dia a dia e o bem-estar dos colaboradores?

Se você tem essas dúvidas, não deixe de acompanhar a nossa lista de hoje! Nela você verá informações importantes que podem lhe ajudar a ser um bom líder. Continue lendo.

O que NÃO fazer para liderar bem?

Mas afinal, o que NÃO fazer para liderar bem? São diversas ações dos líderes que podem impactar na qualidade de vida de cada colaborador. Além disso, uma liderança deficiente pode atrapalhar a empresa de uma maneira geral, afinal, sem pessoas motivadas e focadas, não existem negócios. 😉

Sendo assim, comece a fazer a sua autoanálise e já avalie quais dos comportamentos abaixo costumam fazer parte da sua rotina. E se fazem, pense em como extingui-los para poder ser um bom líder! Confira:

1. Não assuma tarefas delegadas

Se você delegou uma tarefa, não caia no erro de assumi-la! Isso poderá ofender a outra pessoa, além de que você parecerá uma pessoa muito rude. Ao invés disso, opte pelo bom e velho feedback, até que o colaborador consiga desenvolver um bom trabalho.

2. Não trate seus colaboradores como substituíveis

Não trate o seu time como um “compilado de pessoas substituíveis”. Mas sim, trate cada um de forma humanizada, respeitando os atributos de todos.

3. Não seja inacessível

Seja mais acessível para o seu time. Se ele não consegue chegar até você, como será possível construir um bom vínculo que realmente traga efetivos resultados no longo prazo?

4. Não reduza o trabalho ao técnico

Pare de enxergar o trabalho apenas de forma mecanizada e técnica. Mas sim, comece a estimular um pensamento mais humanizado. Isso irá ajudar na hora de motivar o seu time.

5. Nunca critique em público

Este erro é grotesco e não cabe apenas aos líderes, mas sim, cabe aos colegas, pais ou qualquer outra pessoa que precise apresentar uma crítica, mesmo que construtiva.

Afinal, criticar em público é constranger a outra pessoa, fazendo-a se sentir deslocada no trabalho.

6. Não deixe de dar feedback

Esquecer-se do feedback é um erro quase fatal. Afinal, como será possível construir um time bem engajado, focado e alinhado, se você sequer dá direcionamentos?

7. Não seja parcial

A parcialidade pode tornar o ambiente de trabalho um caos. Por isso, nada de ter liderados “preferidos” e com regalias, hein? Isso é muito antiético!

8. Não deixe as suas emoções tomarem conta das suas ações

Quando as suas emoções estão desequilibradas, dê um tempo. Jamais parta para cima dos seus liderados quando você não estiver bem equilibrado. Isso pode ser muito arriscado!

9. Não deixe de ouvir os liderados

Escute ativamente o que os seus liderados têm a lhe dizer. Isso pode lhe ajudar a entender os pontos de melhorias que o trabalho necessita, por exemplo.

10. Não estipule metas impossíveis

Seguindo a dica anterior, crie metas que sejam plausíveis e ouça os seus colaboradores para construir esses objetivos. Afinal, estipular metas impossíveis é deixar o time desmotivado, esgotado e pouco engajado.

 

Agora você já sabe o que NÃO fazer para liderar bem. Avalie-se constantemente para ser um bom líder de verdade! 😉

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