O que não fazer em uma entrevista de emprego

Normalmente, vemos dicas de como agir na hora de ser entrevistado, mas você já parou para pensar no que não fazer em uma entrevista de emprego? Pois é!

Assim como os comportamentos adequados e esperados, devemos saber quais são mal vistos para evitarmos os mesmos. Para isso, trouxemos algumas dicas que podem ser úteis para você. Acompanhe-nos.

O que não fazer em uma entrevista de emprego?

São diversas as ações e atitudes que não devemos ter em uma entrevista de emprego. Elas envolvem a forma como nos vestimos, nos expressamos, nos organizamos para a entrevista, etc. Conheça 10 delas:

1- Se atrasar

Claro que um imprevisto pode acontecer. Porém, procure se preparar com antecedência para a entrevista. Nem que para isso tenha que visitar o local em outro dia, para escolher o caminho com menos trânsito.

2- Ir vestido de qualquer maneira

Cuidado com a roupa que você vai vestir para a entrevista. Procure usar uma vestimenta que esteja adequada a algo mais social. Isso passará uma imagem mais interessante sobre você.

3- Interromper a fala do recrutador

Nunca interrompa a fala de outra pessoa, principalmente se ela estiver entrevistando você. Afinal, isso é muita falta de educação e pode queimar a sua imagem profissional.

4- Tentar inventar uma resposta para algo que você não sabe

Jamais tente inventar uma resposta para algo que você não sabe. Se o recrutador perguntou, é provável que ele saiba a resposta. Isso quer dizer que ele será capaz de interpretar uma enrolação sua. Cuidado! Seja humilde e sincero, sempre.

5- Não se atentar ao tom de voz usado

Fique atento ao seu tom de voz durante a conversa. Afinal, quando pensamos no que não fazer em uma entrevista de emprego, devemos ter em mente o nosso tom de voz. Falar alto demais, baixo demais ou de forma ríspida pode passar uma imagem ruim.

6- Deixar de fazer perguntas

Deixar de fazer perguntas pode passar uma imagem de desinteresse. Portanto, foque em fazer perguntas pertinentes e pontuais, demonstrando a sua consideração.

7- Dar respostas vagas e nada objetivas

Não fique tentando enfeitar a sua fala. Dê respostas que sejam objetivas. Ficar divagando faz com que o tempo para as outras perguntas importantes fique mais curto, atrapalhando o processo.

8- Falar mal de ex-colega de trabalho ou antigo emprego

Jamais fale mal de algum ex-colega de trabalho ou antigo emprego. Esse tipo de atitude pode demonstrar um comportamento narcisista, desrespeitoso e você pode ser visto como uma pessoa desleal.

Portanto, se perguntarem do emprego antigo, faça comentários pontuais sem o objetivo de “queimar o filme” da empresa. Seja ético.

9- Usar uma linguagem muito descontraída ou íntima

Cuidado com a linguagem usada. Não tente ser uma pessoa extremamente descontraída e íntima. Isso pode mostrar descomprometimento com o trabalho. Além de que, em alguns casos, você pode se tornar invasivo e inconveniente.

10- Usar palavras de baixo calão

Seguindo o que foi dito acima, jamais use palavras de baixo calão. Elas são desrespeitosas e podem custar a vaga de emprego. Cuidado, hein?

Agora que você já sabe o que não fazer em uma entrevista de emprego, prepare-se para ela da melhor forma possível. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.