O que leva os profissionais a sair das empresas?

Você já parou para pensar no que leva os profissionais a sair das empresas? Quais são os principais fatores para esse tipo de situação? Se ainda não, então talvez este seja um bom momento para pensar no assunto.

Assim você conseguirá reconhecer potenciais problemas corporativos e, por meio desse conhecimento, poderá criar um ambiente de trabalho mais qualificado. Para isso, acompanhe este texto até o fim e saiba mais!

O que leva os profissionais a sair das empresas?

São diversos os fatores que podem levar os profissionais a sair das empresas. Alguns são mais explícitos, como um conflito intenso com outro colaborador. Em outros casos, os motivos são mais sutis. Por isso, é importante ficar atento aos mais diversos sinais para, dessa forma, viabilizar um trabalho mais justo e motivador.

Entenda agora alguns dos motivos que levam os profissionais a sair das empresas:

1- Falta de responsabilidades alinhadas ao perfil do funcionário

Um funcionário que possui excelentes habilidades vai querer trabalhar usando-as. Se ele não puder colocar em prática o que sabe e sentir que não está recebendo tarefas com grande necessidade de responsabilidade, ele poderá se desmotivar.

E essa desmotivação no trabalho pode fazer com que ele busque empresas que entreguem responsabilidades e tarefas coerentes com o perfil dele. Portanto, fique atento aos perfis de colaboradores que você tem e a possibilidade de delegar tarefas de forma consistente.

2- Falta de liderança

Será que a liderança está sendo motivadora e desempenhando um papel de líder de verdade? Ou ela apenas aparece, de tempos em tempos, para cobrar determinado resultado? Analise esse cenário.

Quando os gestores não oferecem uma liderança de qualidade para os colaboradores, é possível que estes se sintam sozinhos, injustiçados, desmotivados e muitas outras coisas. Fique atento!

3- Ausência de treinamento e desenvolvimento

Se o time tem um monte de tarefas para executar, mas nunca recebe um treinamento ou desenvolvimento para as novas demandas, como ele poderá se sentir motivado para a atividade?

Quem é que gosta de fazer algo que não sabe, sem receber nenhum tipo de direcionamento? Quem gosta de se estressar tendo que descobrir tudo sozinho e sem ninguém para tirar dúvidas? Pois é…

A falta de treinamento e desenvolvimento pode colocar os colaboradores em situações difíceis. Mas, além disso, pode fazer com que eles se sintam estagnados – a seguir falamos mais sobre isso.

4- Falta de perspectiva de futuro

Seguindo o que falamos acima, a falta de treinamento e desenvolvimento também pode fazer com que o indivíduo se sinta estagnado na sua carreira. E se a empresa não oferece nenhum tipo de possibilidade de crescimento, o indivíduo tenderá a se sentir sem perspectiva de futuro.

Assim, se ele encontrar um novo desafio que mude essa perspectiva, é claro que ele sairá da empresa e procurará novas oportunidades, não é mesmo?

5- Remuneração

Por fim, a própria remuneração pode ser o que leva os profissionais a sair das empresas. Afinal, quem não recebe o que merece tende a se sentir desmotivado e injustiçado – buscando novos caminhos mais promissores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.