Concurso PM MT 2021: Edital tem cargos revelados e banca definida!

Segundo informou o chefe do executivo estadual, o documento deverá ser finalizado nos próximos 15 dias. As informações foram confirmadas por meio de entrevista à Rádio CBN Cuiabá.

A Polícia Militar do Estado do Mato Grosso vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM MT 2021) em breve. A corporação e o Governo do Estado chegam na reta final dos preparativos de abertura do edital.

Os cargos que serão ofertados no edital já foram divulgados. Além disso, a PM-MT definiu a banca organizadora do certame.

De acordo com o documento de dispensa de licitação, publicado no Diário Oficial, a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vai organizar o edital. O certame contará com oportunidades para Soldados e Oficial (combatente e da Saúde).

O quantitativo de vagas do concurso PM-MT ainda não foi revelado. Segundo o que consta na lei, o cargo de Soldado exige nível superior (bacharel, licenciatura ou tecnólogo) em qualquer área, enquanto o cargo de Oficial Combatente exige Bacharelado em Direito. Os oficiais do Quadro da Saúde requerem graduação em Medicina ou Odontologia, nas especialidades da respectiva função.

Além da escolaridade, os concursos devem exigir idade entre 18 e 25 anos, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e altura mínima de 1,67m para homens e 1,57 para mulheres. Ainda não há confirmação se tais requisitos serão mantidos, visto que essas foram os requisitos do último edital.

Edital do concurso PM-MT até o fim do ano

De acordo com o Governador do Estado, Mauro Mendes, a publicação do edital do concurso PM MT deve ocorrer até o final de dezembro. A informação foi passada pelas redes sociais, em resposta a um seguidor:

“O edital desse concurso deve ser divulgado até o final do ano pela Seplag.”

Após o fechamento do edital do concurso, o documento será apresentado ao governador do estado. Caso seja autorizado, o documento pode sair no Diário Oficial do Estado. O quantitativo de vagas do concurso será divulgado em breve.

O Governador revelou que faz questão de acompanhar o andamento do concurso para averiguar quais são as reais necessidades diante das demandas apresentadas por seus secretários.

De acordo com o governador do estado, foi possível construir um equilíbrio fiscal e agora o orçamento não é mais um problema para abrir o concurso.

“Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Mas, graças a Deus e a todo o trabalho que foi feito, nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. E a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”, disse.

Comissão formada

Em agosto, o governo do Estado formou a comissão organizadora do concurso da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Os integrantes são responsáveis por conduzir os preparativos internos das seleções.

O grupo de trabalho formado deverá realizar o levantamento dos cargos com maior necessidade e orçamento disponível para as nomeações. As comissões também terão missão de realizarem o projeto básico do concurso, que funcionam como um espelho para os editais.

Os documentos vão fazer parte do processo de escolha da banca organizadora do concurso. A empresa terá missão de receber inscrições e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, em março deste ano, uma média de 300 profissionais deixam a corporação por ano, seja por aposentadorias, mortes, exonerações ou desligamentos em geral.

“O estado de Mato Grosso cresce 10% ao ano em média. Já na segurança nós temos, fazendo um recorte na Polícia Militar, por exemplo, uma média de inativação de 300 profissionais por ano, entre aposentadorias, mortes e expulsão. Desde que foram chamados os últimos policiais, em 2015, temos até hoje uma média de baixa de 1.500 homens”, disse o secretário.

Últimos editais

O último edital de concurso para Polícia Militar do Mato Grosso e Corpo de Bombeiros foi aberto em 2012, quando foram abertas 30 vagas para oficiais, sendo 27 para homens e três para mulheres. A Covest, Diretoria de Concursos e Vestibulares da Universidade do Estado de Mato Grosso, foi a banca organizadora.

Na época, os salários chegaram a R$3.548,94 durante o curso de formação e de R$5.467,94 depois da conclusão.

Além da escolaridade, foi necessário ter idade entre 18 e 25 anos de idade na data da matrícula e altura mínima de 1,67m para o sexo masculino e 1,57m para o feminino.

O concurso contou com prova objetiva, avaliação física, avaliação psicológica, avaliação médica e odontológica e investigação social e funcional.

A prova objetiva contou com questões de Física, Biologia, Matemática, Geografia, Língua Estrangeira, Química, História, Língua Portuguesa e Literatura. Os aprovados nas etapas ainda passaram pelo curso de formação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.