O que fazer para elevar a autoestima dos funcionários?

Elevar a autoestima dos funcionários é papel de qualquer gestão de pessoas. É a partir dessa prática que construímos um ambiente corporativo muito mais saudável e benéfico para todos, uma vez que a autoestima é um pilar essencial na vida de qualquer pessoa.

Assim sendo, neste conteúdo você verá algumas dicas que podem viabilizar o aumento da autoestima dos seus colaboradores. Acompanhe para saber mais.

O que fazer para elevar a autoestima dos funcionários?

Mas afinal, o que fazer para elevar a autoestima dos funcionários? Na verdade, são diversas ações que você pode pôr em prática. Isso porque a autoestima se envolve com muitos fatores, e não apenas com uma causa e efeito.

Por isso, considere as dicas abaixo como um ponto de partida para esse processo, mas esteja sempre atento às respostas do seu time como um todo. Apenas ele é quem poderá servir de alicerce na hora de você mensurar os resultados. 😉

Com isso em mente, veja o que separamos para você:

1- Pratique a cultura do feedback e reconheça seus funcionários

Praticar o feedback é fundamental para que seja possível elevar a autoestima dos funcionários. Apenas através dessa prática é que é possível:

  • Apontar as qualidades e forças de cada pessoa.
  • Demonstrar quais são os pontos de melhoria.
  • Reconhecer as superações (a partir dos pontos de melhoria, por exemplo).

Esses três pilares podem elevar a autoestima de cada colaborador, a partir do momento que:

  • Ele percebe as habilidades que possui.
  • Sabe o que deve melhorar.
  • Comemora as melhorias alcançadas e recebe o reconhecimento diante disso.

2- Nunca compare e jamais crie uma competitividade tóxica

Jamais compare o desempenho de um funcionário com o de outro! Isso, além de ser mal-visto, é ainda uma atitude extremamente injusta. Você não pode comparar duas vidas, histórias e realidades diferentes. É o mesmo que comparar uma melancia com feijão!

Da mesma maneira, cuidado para não incentivar a competitividade tóxica. Apostar em estratégias que façam os colaboradores ficarem mais engajados com os objetivos, é interessante, mas, fazer com que cada um fique competindo entre si, pode ser perigoso. Fique atento.

3- Não use o erro do funcionário como uma punição

Em hipótese alguma use o erro do funcionário como uma punição, pois isso apenas acabará com a autoconfiança que ele possui. E como sabemos que você quer elevar a autoestima dos funcionários, foque em apontar os ensinamentos por trás do equívoco.

Além disso, considere tranquilizar o colaborador ao apontar que todo mundo comete erros. Não há nada de “terrível” nisso. Na verdade, devemos usar os erros como bons ensinamentos. Simples assim.

4- Ofereça treinamentos para a sua equipe

Por fim, uma das melhores maneiras de como elevar a autoestima dos funcionários é apostar em treinamentos para a equipe. Assim, cada pessoa tem a oportunidade de aprimorar conhecimentos e habilidades, desenvolvendo a carreira e aumentando a autoestima intelectual.

Experimente essas práticas e veja como isso poderá ser muito interessante e positivo para cada colaborador seu. E lembre-se ainda de sempre colher opiniões dos seus colaboradores, para que você sempre aprimore as suas medidas de incentivo à autoestima. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.