O que é planejamento estratégico pessoal? Como fazer?

Saiba o que é, qual a importância e como fazer um bom PEP.

Entender o que é planejamento estratégico pessoal pode lhe ajudar a traçar um plano de vida muito interessante e enriquecedor. Através desse planejamento, você conseguirá estabelecer metas, objetivos e traçar caminhos para chegar até lá.

E para lhe ajudar com tudo isso, elaboramos o nosso conteúdo de hoje. Continue lendo e saiba mais sobre esse processo de planejar o futuro!

O que é planejamento estratégico pessoal?

Em resumo, um planejamento estratégico pessoal nada mais é do que um verdadeiro plano de vida. Esse planejamento tem por objetivo lhe ajudar a realizar as suas metas e conquistar os seus sonhos, no que tange o âmbito pessoal.

Aqui, você poderá pensar sobre os seus relacionamentos, o seu sonho de montar uma família, viajar o mundo, ou quaisquer outros propósitos que você possui.

Trata-se de um processo de autoconhecimento e autoanálise, capaz de permitir que você consiga se sentir mais realizado e feliz com sua vida pessoal. A seguir, você verá como pode fazer o seu planejamento.

Como fazer um bom planejamento estratégico pessoal?

Entendido o que é planejamento estratégico pessoal, é hora de pôr a mão na massa e começar a fazer o seu plano.

Para isso, é necessário ter paciência e um bom tempo. Não é de uma hora para outra que somos capazes de montar um plano completo do que queremos e esperamos dos próximos anos de nossas vidas, concorda?

Portanto, compreenda que esse processo requer uma dedicação sua por um tempo médio. Você pode, por exemplo, começar esse seu planejamento hoje, e terminá-lo apenas na semana que vem.

Muita coisa é levada em conta. Muitas coisas são avaliadas e analisadas. Apenas dessa maneira é que você conseguirá traçar metas, objetivos e passos que realmente satisfaçam os seus desejos pessoais.

Com isso posto, vamos agora aos passos para fazer um planejamento estratégico pessoal:

Analise o seu cenário atual: O que está bom? O que pode mudar? Como você queria que estivesse?

Para montar um bom planejamento estratégico pessoal é necessário partir do cenário atual. É a partir desse mapeamento que você conseguirá encontrar possíveis “gaps” na rotina que você tem hoje. E, a partir delas, poderá pensar no que pode ser feito de agora em diante.

Portanto, divida a sua vida pessoal em “blocos”, como por exemplo:

  • Família;
  • Saúde;
  • Relacionamento;
  • Sonhos pessoais;
  • Sonhos em família;
  • Amizades;
  • Hobbies.

Tudo isso vai lhe ajudar a analisar o que está “bom” e o que merece uma atenção a mais, a fim de ser melhorado.

Aponte o que você precisa fazer para melhorar cada fator citado no passo anterior

Com o seu mapeamento anterior em mãos, aponte o que deve ser feito, a partir de hoje, para alcançar determinadas melhorias.

Prepare um verdadeiro passo a passo. Por exemplo, se você quer um relacionamento mais sólido, comprometa-se em ser mais empático e aprenda a ter uma comunicação mais efetiva.

Entenda os seus limites, pontos fortes e pontos fracos

Lembre-se de considerar as suas características pessoais na hora de montar o seu planejamento estratégico pessoal. Assim você sabe quais são os seus pontos fortes (que merecem ser enaltecidos), e os fracos (que devem ser melhorados).

Tudo isso lhe dará forças para superar limites, de maneira gradativa, sempre em prol de um objetivo maior.

Parta para a ação

Por fim, parta para a ação! Com o planejamento estratégico pessoal em mãos, comece a agir. Faça uma coisa de cada vez e sempre revisite o seu planejamento, alterando alguns cenários e sempre adaptando o seu plano.

Bom crescimento para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.