O que é o Wi-Fi 6

Fabricante de roteadores explica benefícios da nova tecnologia

O Wi-Fi 6 é um novo padrão de conectividade para roteadores que traz mais velocidade e capacidade para suportar dispositivos conectados. No Brasil, isso é interessante visto que o País é um dos que mais utiliza a Internet no mundo e dados apontam que há mais smartphones e computadores no País do que pessoas, apontam números da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). São cerca de 424 milhões de aparelhos do tipo no Brasil, o dobro da população brasileira (que é de 212 milhões, segundo números de 2020 do IBGE).

LEIA MAIS: Fabricante lança roteador que transforma sinal 5G em rede Wi-Fi

Esses dados apontam a importância da conectividade no Brasil e o grande número de smartphones (53% do total de aparelhos) puxa a necessidade de conexões móveis. De acordo com a Wi-Fi Alliance, dispositivos compatíveis com a versão podem chegar a 80% dos equipamentos vendidos em 2022 no mundo, sendo uma das principais apostas do segmento para os próximos anos.

Alexandre Nogueira, gerente de Vendas da Mercusys, fabricantes de dispositivos de rede e roteadores, explica que o Wi-Fi 6 tem por propósito conectar equipamentos móveis de forma inteligente, visando evitar interferências e problemas com transmissão de dados, com latência cerca de 75% menor se comparado à quinta geração. 

Segundo ele, a tecnologia permite até quatro vezes mais taxa de transferência, o que ocasiona Internet mais eficiente., explica as principais vantagens de adquirir roteadores sem fio da sexta geração. 

As três vantagens do Wi-Fi 6 

Segundo Nogueira, um dos benefícios de aparelhos Wi-Fi 6 é a alta velocidade de conexão. O especialista comenta que em condições normais, ele consegue alcançar índices que ultrapassam 4,8 mil megabits por segundo, superando a tecnologia utilizada hoje, que atinge por volta de 850 Mbps. “Por funcionar nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, ele garante menor lentidão e interferências, maximizando a navegação. Seu rendimento é cerca de 40% maior que a versão anterior, o que permite downloads mais rápidos e uso mais eficaz”, analisa.

LEIA MAIS: Wi-Fi: Quem criou a conexão de Internet sem fio?

Outro ponto é a segurança, já que os roteadores compatíveis com a tecnologia Wi-Fi 6 são considerados mais seguros devido a criptografia WPA3. O padrão de segurança possui diversas melhorias que tornam mais difícil a invasão e o roubo de dados pessoais por hackers. “As senhas tornam-se mais fortes devido ao aumento da proteção das criptografias. Dessa forma, a exposição a ataques virtuais é menor”, afirma o especialista. 

Por fim, o Wi-Fi 6 dispõe de tecnologias sofisticadas que possibilitam maior eficiência, como o MU-MIMO e o OFDMA. O MU-MIMO transmite dados para diferentes dispositivos simultaneamente usando vários fluxos. O OFDMA permite que diferentes dispositivos compartilhem um fluxo de transmissão, aumentando a eficiência. 

Estes recursos são fundamentais para garantir uma Internet potente, afirma Nogueira. “Com ela é possível realizar transmissões ao vivo sem interferências, assistir filmes em qualidade 8K, e participar de jogos on-line sem se preocupar com lentidão ou lags.” 

Como melhorar o sinal do Wi-Fi 

Caso trocar seu roteador para um compatível com o Wi-Fi 6 não seja possível, ainda há algumas coisas que podem ser feitas para melhorar o sinal da rede wireless em sua casa. Aqui vão quatro dicas da CBYK, empresa desenvolvedora de softwares e soluções personalizadas de TI, que podem ajudar a melhorar o sinal Wi-Fi: 

  1. Mude a posição do roteador – O aparelho deve estar localizado o mais alto possível para tornar seu alcance disponível com todos os dispositivos conectados; 
  2. Verifique a sua rede Wi-Fi – Use aplicativos de análise para pesquisar a sua própria rede e as outras redes que podem estar interferindo; 
  3. Use apenas uma frequência do roteador – uma dica chave em aparelhos domésticos com frequência dupla é trabalhar somente em 2.4 GHz, ou seja, apesar de a velocidade ser menor, vai consumir menos recursos do roteador. Usando apenas essa alternativa o roteador vai aguentar muito mais conexões, liberando mais sinal Wi-Fi. Já o uso de canais de banda dupla força muito os roteadores, resultando em conexões lentas e em quedas do sinal; 
  4. Aposte em mais um roteador ou extensor – Há casos em que um segundo roteador como repetidor ou um extensor/booster ajudam a alcançar os pontos fracos de Wi-Fi em sua área de cobertura.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.