Estude sobre BPA: O que é e os perigos

Entenda o conceito desse produto químico industrial, muito citado em provas

BPA significa bisfenol A, um produto químico industrial comumente encontrado em plásticos duros e resinas epóxi.

Uma série de estudos mostrou que o BPA pode prejudicar a reprodução e o bem-estar geral de alguns pequenos mamíferos e outros animais vertebrados. Seu efeito sobre a saúde humana permanece incerto.

Onde o BPA é encontrado?

O BPA está em garrafas de água e embalagens de alimentos e recipientes de armazenamento. Também está na resina epóxi que faz parte do revestimento interno protetor de muitas latas de alimentos, e também é encontrada em linhas de abastecimento de água e tampas de garrafas.

Armações de óculos, brinquedos, talheres de plástico, equipamentos eletrônicos, capacetes e outros equipamentos de proteção esportiva, selantes dentários à base de resina, discos compactos e alguns dispositivos médicos contêm BPA. Por revestir papéis térmicos, o BPA também pode ser encontrado em recibos de caixas eletrônicos e caixas registradoras.

As organizações governamentais e a Organização Mundial da Saúde (OMS) têm demorado a atualizar suas informações públicas sobre o BPA no meio ambiente e as ameaças à saúde que ele pode representar.

Em 2015, a revista Dose-Response publicou uma avaliação independente e global de onde e em que quantidades o BPA é encontrado. De acordo com esse documento, o produto químico entra nos ecossistemas como parte da descarga das estações de tratamento de águas residuais e como resultado da queima de lixo, lixiviação de aterros sanitários e deterioração de plásticos que nunca chegam a aterros sanitários.

Conforme observado, ar, poeira e água potável podem transportar BPA. No solo, baixos níveis de tal composto podem realmente aumentar a fotossíntese nas plantas. Em níveis mais altos, diminui a fotossíntese.

Reconhecendo a extensão da preocupação do público com o BPA, muitas entidades dispararam diretrizes sobre quais produtos plásticos relacionados a alimentos usar e como usá-los com segurança.

Além disso, especialistas aconselham os consumidores a tomarem cuidado especial com produtos que possam expor bebês e crianças a esse químico.

Como evitá-lo

O Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental fornece as seguintes recomendações para minimizar sua exposição ao BPA em recipientes de alimentos:

  • Altas temperaturas aceleram a migração do BPA de plásticos para alimentos e líquidos. Não coloque alimentos ou bebidas no micro-ondas em recipientes de plástico. Em vez disso, use recipientes e pratos de vidro ou porcelana.
  • Se você for usar um recipiente ou garrafa de plástico, procure um número proeminente na parte inferior do item. Esses números são códigos de reciclagem. Recipientes com “3” ou “7” provavelmente foram feitos com BPA.
  • Os alimentos enlatados são um vetor primário através do qual o químico entra no corpo humano. Tente reduzir o consumo de alimentos enlatados. Se você precisar usá-los, lave-os primeiro.
  • Armazene seus alimentos em recipientes de vidro, porcelana ou aço. Tome especial cuidado ao fazer isso se os alimentos que você está armazenando ainda estiverem quentes.
  • Certifique-se de que todas as mamadeiras são livres desse químico.

Não deixe de ler também – Atualidades: Como é o processo de reciclagem do plástico

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.