O que é o FGTS?

O que é o FGTS? O significado da sigla já pode nos ajudar a entender o que é o FGTS. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, como o nome diz é um “Fundo”.

Existem vários tipos de Fundo, como, por exemplo, um fundo de investimentos. No caso aqui, se trata de um fundo de garantia, ou seja, é uma espécie de bolsa, de reserva de dinheiro que funciona como uma garantia para o trabalhador de carteira assinada.

É uma garantia, principalmente, para quando seu contrato de trabalho é rescindido. Sem trabalho o dinheiro guardado durante o tempo em que trabalhou (daí o nome “do Tempo de Serviço) funciona como uma garantia de certa base financeira mesmo que o trabalhador esteja desempregado.

Condições para o saque

Existem outras condições além da rescisão em que o fundo pode ser sacado, como, por exemplo, o financiamento da casa própria e a aposentadoria. Desde 2019 foi criado também o chamado Saque Aniversário, uma modalidade em que o trabalhador pode sacar uma vez por ano parte dos valores do FGTS. Veja aqui a matéria completa de todas as condições em que é possível efetuar o saque do FGTS.

Recolhimento dos valores

A legislação trabalhista ordena que os empregadores façam um depósito mesal correspondente a 8% do valor do salário do funcionário em uma conta aberta pela Caixa Econômica Federal em nome desse trabalhador. Caso o empregador faça o depósito após o dia do vencimento, são acrescidos juros e correções monetárias ao valor de 8%.

No caso dos contratos de trabalho para aprendizagem, o percentual recolhido é de apenas 2%, enquanto para os trabalhadores domésticos o recolhimento é maior, 11,2% distribuídos em 8% por depósito mensal e 3,2% por antecipação de recolhimento da rescisão.

É importante lembrar que o FGTS não é recolhido somente a partir do salário, mas também de adicionais, abonos, aviso prévio, comissões, gorjetas e 13º salário.

 

O FGTS é composto de contas ativas e inativas.

  • A conta ativa é aquela que foi aberta por ocasião do trabalho atual no qual o trabalhador está registrado e trabalhando.

A conta ativa recebe os 8% mensais depositados pelo empregador.

  • Já a conta inativa é aquela que não recebe mais estes depósitos devido a extinção ou rescisão do contrato trabalhista.

Contudo, mesmo contas inativas podem ser movimentadas por ocasião de saques que podem ser feitos em condições de retiradas legais, ou por autorização governamental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.