O que é memória de trabalho? Por que ela é importante?

Entenda o que é e qual a importância da memória de trabalho.

Entender o que é memória de trabalho é importantíssimo para usá-la ao seu favor nas mais diversas atividades cotidianas. Embora ela esteja sempre ativa, quando temos consciência de sua existência, passamos a agir de uma forma muito mais satisfatória.

Por isso, convidamos você para ler este conteúdo até o fim, e assim, ficar por dentro desse assunto. Vamos lá?

O que é memória de trabalho?

A memória de trabalho pode ser entendida como aquela associada ao raciocínio lógico e a captação de informações temporárias.

É através dessa memória que você consegue ler e assimilar um texto; consegue assistir um filme sem ter que voltar ao início para relembrar o que aconteceu; consegue conversar e manter um diálogo coerente e construtivo; entre outras atividades.

Sem a memória de trabalho nós não teríamos como nos comunicar eficientemente ou agir de uma forma, digamos, “coerente”. Afinal, se você começasse uma atividade e, 10 segundos depois, simplesmente esquecesse o que estava fazendo, como seria possível concluí-la? É um tanto inviável, não acha?

Por isso dizemos que, em suma, a memória de trabalho entende-se como um componente cognitivo alinhado à memória, que tem por objetivo armazenar informações temporariamente.

Mais tarde, o que não for armazenado na memória de longo prazo será descartado, e terá sido útil apenas para o momento pontual em que algo foi utilizado.

  • Exemplo: Quando você cozinha, você está pensando no que deve fazer primeiro, por segundo, etc. Essas informações ficam temporariamente em sua mente, enquanto você executa o serviço. Mais tarde, elas poderão ser descartadas – é por isso que muita gente diz que “não lembra nem o que comeu ontem”. Isso não é ruim, é normal.

A memória de trabalho é fundamental para qualquer atividade diária. Abaixo detalhamos isso de uma forma mais profunda.

Por que ela é importante para nossa vida?

Imagine os dois cenários abaixo:

  • Você lembrando de tudo. Absolutamente tudo, a todo momento. Você lembra das temperaturas, da forma como cada – absolutamente cada! – objeto está posicionado em um ambiente. Você se lembra também de cada palavra dita por toda e qualquer pessoa que fala com você ao longo do dia. Ao mesmo tempo, lembra-se de todos os sons, cheiros, estímulos visuais e táteis que sentiu nas últimas horas… Bom, isso parece muito cansativo, não acha?
  • Agora, imagine você se esquecendo rapidamente de tudo. Você começa a escovar os dentes e se esquece que estava fazendo isso, e sai pela casa com a sua escova de dente na boca. Depois, esquece que estava se vestindo, e sai sem roupa por aí… E ainda: esquece que estava conversando com alguém e deixa a pessoa no “vácuo” para ir fazer outra coisa… Aqui, estamos diante de um cenário igualmente ruim ao anterior, certo? Pois é!

Esses dois pontos nos provam uma coisa: a memória de trabalho é de suma importância para a nossa vida. Ela nos ajuda a absorver apenas o que é necessário, enviando as coisas importantes para a memória de longo prazo.

O armazenamento é temporário, mas você pode torná-lo duradouro conforme você repete o uso da sua memória de trabalho. Assim, você não enche a sua mente de lembranças sem fim, e tampouco deixa de viver o presente por, simplesmente, se esquecer dele!

Curioso, não? A memória de trabalho afeta a nossa vida, a cada instante. A nível de exemplo: imagina se essa memória não existisse… Você não conseguiria terminar de ler esse texto de uma forma conclusiva: pois teria esquecido todos os parágrafos e todas as informações ditas até aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.