O que é fluxo de caixa?

Descubra o que é e como ele é importante para o seu negócio!

Entender sobre o fluxo de caixa é muito importante para qualquer empreendedor, pois dele depende a saúde financeira de sua empresa. Por isso que, hoje, nós vamos falar sobre o que é fluxo de caixa e por que ele é importante para a sua empresa.

Aprenda o que é fluxo de caixa -- Reprodução Canva
Aprenda o que é fluxo de caixa — Reprodução Canva

Um dos maiores erros dos empreendedores, é avaliar somente as entradas de dinheiro da empresa, pois dá a falsa impressão que sobrará capital para cumprir com as obrigações.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa auxilia o empreendedor na gestão financeira do seu negócio, pois permite o acompanhamento detalhado da movimentação do dinheiro na empresa. A base de análise está nas entradas e saídas de valores, que podem servir para orientar na tomada de decisões e, ainda, fazer previsões sobre o que é possível fazer para equilibrar as contas da empresa ou aplicar em equipamentos, por exemplo.

Se houver falhas nos prazos dos pagamentos e dos recebimentos, é possível que falte dinheiro para pagar as contas básicas da empresa. Dessa forma, fica evidente que a perda de controle sobre as finanças é um problema muito sério para o empreendedor.

Quais são os benefícios de ter controle sobre o fluxo de caixa?

Saiba que ter controle sobre o fluxo de caixa pode ser muito positivo para a empresa. Confira alguns motivos:

  • Realizar a previsão, planejamento e controle das entradas e saídas dentro de um certo período.
  • Possibilitar a antecipação de decisões a respeito da falta e sobra de dinheiro.
  • Constatar se as entradas vindas das vendas serão suficientes para pagar os gastos.
  • Perceber a saúde financeira da empresa.
  • Poder constatar com clareza a possibilidade de fazer o ajuste nos preços.
  • Avaliar a possibilidade de realizar promoções e liquidações.
  • Verificar se o negócio possui recursos suficientes para sua manutenção ou se é necessário buscar dinheiro fora da empresa.

Por que o fluxo de caixa é importante para a empresa?

Basicamente, são três motivos que fazem com que o fluxo de caixa seja de suma importância para o seu negócio. Acompanhe:

Este é um dos principais fatores, pois, tendo organizadas todas as receitas e despesas, separadas por data e categoria, é possível perceber todos os movimentos financeiros da empresa. Assim, o empreendedor terá certeza de onde vem e para onde vai o dinheiro do seu empreendimento.

Realizando o controle financeiro, é possível avaliar quais são os investimentos que são pouco rentáveis e reprogramar processos, ou então, realizar o planejamento de novas apostas para investir.

Auxiliar na tomada de decisão

Com a clareza proporcionada pelo fluxo de caixa, é possível tomar decisões mais acertadas como, por exemplo:

  • Perceber os gastos se não estão sendo em demasia e aproveitar para aplicar um programa de redução de gastos na empresa.
  • Avaliar quais os produtos que estão tendo mais vendas, para direcionar ações de marketing, para aumentar as saídas.
  • Descobrir quais são os produtos que possuem pouca compra para, assim, promover descontos e liquidações. Ou ainda, focar ações de marketing para que haja a saída destes produtos.

Realizar o planejamento financeiro

Conhecendo o fluxo de caixa da empresa, é possível que você use estas informações para fazer projeções sobre as finanças. Você pode, por exemplo:

  • Criar metas de expansão e acompanhar os resultados.
  • Avaliar a possibilidade de aumentar o fluxo de receitas da empresa.
  • Avaliar pontos de gastos desnecessários.

Perceber quando há problemas financeiros no negócio

Acompanhando a movimentação do fluxo de caixa, é possível prever problemas financeiros da empresa e, assim, evitar que o saldo fique negativo no final do mês.

Veja como exemplo: chegou uma época de aumento de vendas como Natal ou Páscoa e você precisa se programar para comprar mais produtos, para ter em estoque, o que é necessário. Depois destas datas, com as vendas em alta, é possível guardar dinheiro para manter aqueles meses que são fracos em vendas.

Por fim, conhecer a movimentação do fluxo de caixa da empresa é de extrema importância para o crescimento do empreendimento de forma sólida e segura.

Além disso, possibilita controlar e planejar financeiramente todos os próximos passado, afinal, é muito importante saber como está a saúde financeira da empresa antes de tomar novas e grandiosas decisões, não é mesmo?

Caso não seja muito a sua “praia”, procure sempre o auxílio de um bom profissional da área. Ninguém quer perder dinheiro e ter grandes prejuízos financeiros em absolutamente nenhum momento da carreira, concorda? Então se informe bastante, pondere sobre a situação atual e tenha em mente que ninguém constrói nada totalmente sozinho, então isso não seria diferente em assuntos específicos do negócio!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.