5 motivos para investir em uma franquia

Confira razões para começar hoje mesmo como franqueado

Você está num momento da sua vida em que é preciso investir, mas sabe que ninguém quer perder dinheiro com investimentos, não é? Está indeciso entre abrir o seu próprio negócio ou apostar no ramo de franquias? Este artigo vai ajudar a tirar todas as suas dúvidas. Por isso que hoje, nós vamos indicar 5 motivos para investir em uma franquia.

Motivos para investir em uma franquia -- Reprodução Canva
Motivos para investir em uma franquia — Reprodução Canva

No ramo do empreendedorismo, não é possível lidar com muitas incertezas. É preciso visualizar o sucesso, mesmo que seja a médio ou longo prazo. A alternativa viável para este impasse, é realizar investimento em franquias, tendo em vista as inúmeras vantagens existentes no negócio.

Confira quais são os 5 motivos para investir em uma franquia

Na sequência, apresentaremos as vantagens de se investir em franquias, para além da questão de investimentos, e quais as possíveis dificuldades para um negócio se inserir no mercado.

1. Apresentar um modelo de negócio testado e aprovado

O modelo de negócio de uma franquia já está presente no mercado e foi aprovado pelos seus clientes. Assim, ao adquirir uma unidade, você já poderá contar com a marca conhecida por uma grande parcela da população.

Assim, você poderá contar com a franqueadora para repassar todo o seu know-how, que envolve a experiência em termos de processos e operações e de gestão de negócios, tanto na área administrativa, quanto operacional e financeira.

Este fato só é possível porque a franqueadora já passou por todo o processo de uma empresa normal, onde correu riscos e já testou diferentes formatos de operações. Assim, ela consegue ajudar o franqueado a superar estas questões que são básicas na abertura da unidade.

Além disso, a marca já conhece o perfil dos seus clientes e pode indicar os caminhos que são mais assertivos para seguir e ampliar a clientela no novo ponto da região.

2. Obtenção de maior lucratividade

Não é possível falar sobre investir em uma franquia, sem juntamente mencionar a palavra lucro. Isso porque, o empreendedor tem claro que, se for investir em um mercado, que seja estável e sólido, ele terá em troca a maior lucratividade e a segurança necessária.

De acordo com informações da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias segue estável e em crescimento, independente das incertezas da economia.  

Contando com todo o suporte dado pela franqueadora, é possível que a sua lucratividade seja quase que imediata.

3. Garantia de imagem e reputação já consolidadas no mercado

Quando você investe em uma franquia, está unindo o útil ao agradável, ou seja, vai contar com uma imagem e reputação já consolidadas no mercado. 

Assim, quando o cliente entra em uma unidade, saberá exatamente o que vai encontrar, em termos de produto e qualidade. Veja um exemplo: ao chegar em uma loja da Havaianas, seja no Brasil ou no exterior, você terá certeza de que comprará um produto excelente e de qualidade e que não irá arrebentar as tiras na primeira vez que utilizar o calçado.

Escolhendo uma franquia assertiva, você poderá contar com clientes mais fiéis à marca e com o marketing boca a boca sobre a qualidade e o preço do produto comercializado pela franquia.

4. Oferta de suporte pela franqueadora

Quando você adquire uma franquia, é possível contar com todo o suporte oferecido pela empresa principal. 

Normalmente este suporte envolve auxílio antes de abrir o negócio como, por exemplo, a escolha do local, infraestrutura para adequar aos padrões da franqueadora, marketing de inauguração, contratação e treinamento de colaboradores, padronização de produtos e serviços.

Durante a abertura, suporte para inauguração, acompanhamento de processos e operações, auxílio na gestão administrativa e financeira, além de todo o respaldo necessário.

Isso tudo é fundamental para ambos os lados, pois, para o franqueado, é a ajuda primordial para iniciar e dar continuidade ao negócio. Por outro lado, para o franqueador, é a garantia de que os processos e produtos estão sendo feitos de forma padronizada.

5. Contar com o marketing realizado pela franqueadora

Normalmente a franqueadora, principalmente por padronizar os processos e operações, realiza o marketing da marca. Assim, a sua unidade poderá contar com este serviço de forma gratuita ou com participação nos gastos, de acordo com o contrato realizado.

Dessa forma, o marketing aumenta a visibilidade da empresa nos locais em que existem pontos da marca.

Por fim, nós esperamos ter contribuído com a sua decisão em abrir uma franquia ou um negócio próprio! Afinal, começar sempre é um momento delicado, mas, quando os resultados começam a aparecer, é maravilhoso!

Desejamos um bom início de jornada para quem busca empreender e ser um franqueado!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.