Entrevista de emprego: a postura do candidato e o direcionamento de sua trajetória

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar a sua postura de forma positiva. Confira dicas relevantes!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar a sua postura de forma positiva, alcançando seus objetivos profissionais em longo prazo.

Entrevista de emprego: a postura do candidato e o direcionamento de sua trajetória

O candidato deve se preparar para a entrevista de emprego, adotando uma postura positiva e elaborando uma narrativa assertiva e organizada.

Experiências profissionais

É importante levar para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial profissional de modo positivo. Por exemplo, fale sobre sua produtividade; capacidade para lidar com equipes; gestão de processos; acompanhamento de projetos; capacidade analítica; senso de urgência; controles internos; condução de reuniões etc.

Apresente soluções para seus pontos negativos

É relevante que o candidato contorne os seus pontos negativos de maneira sucinta e resolutiva. Por exemplo, é possível informar que se conceitue como uma pessoa tímida, ao passo que é relevante destacar que deseja estudar teatro, ou realizar algum outro curso voltado para a melhoria de sua comunicação.

Adote um comportamento participativo

A sua postura deve acompanhar o seu comportamento e narrativa. Por isso, adote uma postura participativa de forma orgânica. Sendo assim, não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; direcione o seu tom de voz de modo assertivo.

Chegue mais cedo ao local marcado para entrevista de emprego, se familiarize com o ambiente e trabalhe a sua respiração. É relevante que seja assertivo nas suas respostas e não interrompa o profissional que conduz o processo seletivo. 

Entrevista coletiva

Caso participe de uma entrevista de emprego feita em grupo, tenha cuidado para não interromper os demais participantes através de uma postura negativa e impulsiva. Além disso, não se guie por narrativas alheias quando for responder às perguntas, sendo assim, mantenha o foco no seu objetivo e histórico profissional.

Tire suas dúvidas

É viável que o candidato faça uso do espaço cedido para perguntas no final do processo seletivo. Dessa forma, tire suas dúvidas sobre as atividades exercidas, analise a possibilidade de crescimento na empresa, a flexibilização de horários, entre outros aspectos culturais relevantes para que possa analisar a viabilidade da contratação.

Visto que essa avaliação deve ser feita por ambas as partes para que a contratação resulte em uma troca mútua. Dessa forma, analise a viabilidade da contratação considerando as objetividades envolvidas e os valores organizacionais.

Faça adaptações

Faça adaptações dos pontos citados e não fique aquém do seu potencial profissional no mercado de trabalho, destacando-se positivamente de forma assertiva e resolutiva através do direcionamento de sua postura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.